Cientistas fervem água sem que o líquido crie bolhas

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas fervem água sem que o líquido crie bolhas

À direita, esfera com revestimento especial evita a formação de bolhas (Fonte da imagem: Reprodução/Nature)

Depois de termos nos impressionado com as características dos supermateriais, como a levitação quântica, nada como deixar a ciência nos surpreender de novo e oferecer mais avanços que, apesar de importantes, não deixam de lado o apelo divertido. De acordo com um artigo publicado pela revista NewScientist, pesquisadores desenvolveram uma nova técnica que permite ferver água sem que bolhas sejam produzidas.

Em palavras mais técnicas, o que os cientistas fizeram foi controlar o Efeito e Leidenfrost, fenômeno no qual um líquido, quando entra em contato com um corpo muito mais quente do que o seu ponto de ebulição, acaba criando uma camada de vapor que o impede de evaporar imediatamente.

Esse efeito pode causar explosões de água, caso a superfície esfrie repentinamente e a camada isolante de vapor acabe entrando em colapso. E, por isso, esse avanço também é importante para a ciência, já que o efeito pode causar explosões em usinas atômicas e reatores nucleares, caso a água líquida entre em contato com metais quentes demais.

À esquerda, esfera com nanorrevestimento evita a formação de bolhas (Fonte da imagem: NewScientist)

Porém, se a água quente puder ser mantida isolada de outro material por mais tempo, a camada de vapor pode se manter ativa até que a superfície chegue ao ponto de ebulição da água, evitando assim o risco de explosões.

Para testar essa hipótese, os pesquisadores revestiram uma pequena esfera de aço com uma camada de nanopartículas que deram ao objeto uma textura mais resistente. Depois, a bolinha foi aquecida a uma temperatura de 400 ºC e mergulhada em água quente.

Em vez de borbulhar contra o metal, as gotas de água se estenderam pelas cavidades do revestimento, que acabaram preenchidos com vapor. Isso impediu a perturbação da água durante todo o tempo em que a esfera esfriava e tinha sua temperatura igualada à do líquido que a circundava.

Fontes: NewScientist, Nature

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.