Físicos sugerem que matéria pode atravessar paredes

1 min de leitura
Imagem de: Físicos sugerem que matéria pode atravessar paredes

Esboço do experimento (Fonte da imagem: Divulgação ScienceMag)

Todos sabem que uma pessoa não pode atravessar uma parede, mas partículas subatómicas podem realizar algo parecido com isso em um processo chamado de "Quantum Tunneling". Agora, o fenômeno quântico está sendo explorado por uma equipe de físicos da universidade de Aalto, na Finlândia, que pretende provar que é possível transportar objetos maiores através de obstáculos materiais.

O processo de se forçar a passagem de elétrons através de materiais não condutores já vem sendo usado amplamente em vários campos, do funcionamento de discos rígidos até microscópios especiais, mas nunca pôde ser usado com partículas maiores que um átomo.

Agora, os cientistas pretendem realizar um experimento que envolve uma espécie trampolim atômico e uma membrana de grafeno com apenas um átomo de espessura, posicionada acima de uma chapa de metal. Aplicando uma carga elétrica, a membrana iria vibrar entre duas posições estáveis, uma próxima do metal e outra longe.

Depois, seria necessário congelar a membrana a temperaturas abaixo de 273 graus negativos, forçando os átomos a usarem o Quantum Tunneling para continuar a assumir as duas posições estáveis obrigatórias. Os pesquisadores acreditam que levariam anos até que o eles consigam encontrar um modo de conseguir essa temperatura da maneira estável, mas os experimentos vão continuar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.