Como ondas sonoras conseguem mudar a forma da água [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Como ondas sonoras conseguem mudar a forma da água [vídeo]

É possível fazer um show visual com uma gota d'água usando apenas o som, fazendo com que ela adquira as mais variadas formas. Difícil? Sim, porém nem um pouco impossível para a Ciência. A descoberta é de cientistas da Clemson University, nos EUA.

Eles colocaram gotas do líquido em um campo ultrassônico  para levitar, girar e mudar o formato até parecer algo que lembra uma estrela. Como é possível ver pelo vídeo do experimento, a intensidade do campo sonoro muda e causa a alteração no formato da gota. Essa tal intensidade é chamada de harmônica, uma frequência de vibração.

O som comprime a gota e faz ela se achatar. Em seguida, a cada nova harmônica, o formato vai mudando com uma espécie de padrão: uma nova ponta “cresce” na gota com as alterações. Nas harmônicas mais avançadas, ela parece até uma estrela. É possível ainda deixar o movimento totalmente frenético ou fazer a gota desintegrar de tanto girar — isso acontece quando a frequência chega ao ápice.

Na prática, cientistas podem usar milhões gotas ao mesmo tempo e controlá-las para prender partículas danosas ao ar, por exemplo. O experimento da Clemson University já é um pouco antigo, mas vale a pena ver ao menos uma vez o que só uma gota d’água é capaz de fazer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.