O que é firewall?

Aprenda um pouco mais sobre esse termo tão usado na segurança digital.
  • Visualizações200.692 visualizações
Por Jonathan D. Machado em 21 de Junho de 2012

A palavra firewall tem estado cada vez mais comum no nosso cotidiano, ainda mais agora que a segurança digital está dia após dia mais em evidência. Você certamente já deve estar familiarizada com ela, mas sabe o que é o firewall ou o que ele faz? Continue acompanhando este artigo e descubra.

Parede de fogo

Assim como a metáfora por trás do nome sugere, firewall é uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Em inglês, “firewall” é o nome daquelas portas antichamas usadas nas passagens para as escadarias em prédios.

O que é firewall? (Fonte da imagem: Icon Archive)

Na informática, os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados. Esse tipo de solução serve tanto para aplicações empresariais quanto para domiciliar, protegendo não só a integridade dos dados na rede mas também a confidencialidade deles.

Firewall em forma de softwares

Aplicações com a função de firewall já são parte integrante de qualquer sistema operacional moderno, garantindo a segurança do seu PC desde o momento em que ele é ligado pela primeira vez. Os firewalls trabalham usando regras de segurança, fazendo com que pacotes de dados que estejam dentro das regras sejam aprovados, enquanto todos os outros nunca chegam ao destino final.

Uma barreira de contenção contra conexões não autorizadas.

Além do firewall presente em cada máquina, é bastante comum empresas usarem computadores específicos que agem como um “guardião” de uma rede, filtrando todo o trânsito de dados entre os PCs locais e um ambiente mais hostil, como a internet. Usando essa segunda opção, é possível até aplicar regras exclusivas como: “Máquina X pode enviar arquivos por FTP à vontade, todas as outras estão limitadas apenas a downloads”.

Vale lembrar que, em ambos os casos, todas essas regras podem ser personalizadas à vontade, permitindo que o protocolo de segurança seja modificado de acordo com as suas necessidades. No Windows 7, você pode checar as configurações do firewall entrando em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows.

O que é firewall?Painel de controle do firewall do Windows (Fonte da imagem: Tecmundo)

Outra medida muito usada são os filtros por portas e aplicativos. Com eles, o firewall pode determinar, exatamente, quais programas do seu computador podem ter acesso ao link de internet ou não. As portas de comunicação também podem ser controladas da mesma forma, permitindo que as portas mais “visadas” pelos malware sejam bloqueadas terminantemente.

Firewall como hardware

Os firewalls em forma de hardware são equipamentos específicos para este fim e são mais comumente usados em aplicações empresariais. A vantagem de usar equipamentos desse tipo é que o hardware é dedicado em vez de compartilhar recursos com outros aplicativos. Dessa forma, o firewall pode ser capaz de tratar mais requisições e aplicar os filtros de maneira mais ágil.

O que é firewall?Equipamentos de firewall empresariais (Fonte da imagem: Reprodução/eHow)

Boa parte dos roteadores de rede domiciliar disponíveis hoje também conta com algum tipo de aplicação de firewall. Uma das mais básicas é o controle sobre os computadores que estejam habilitados a se conectar na rede, impedindo que as “sanguessugas” de plantão usem a sua Wi-Fi sem permissão. Você pode aprender mais sobre a segurança de redes sem fio com este artigo do Tecmundo.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!