Veja maneiras de testar seu firewall e descubra se ele é realmente confiável

2 min de leitura
Imagem de: Veja maneiras de testar seu firewall e descubra se ele é realmente confiável

Com a quantidade de ataques a computadores que são realizados hoje, ter uma máquina sem proteção firewall é quase a mesma coisa que convidar uma pessoa a lançar ataques e tentar invadir seu computador.

A maioria das versões do Windows vem com um programa de proteção padrão e, apesar de ter melhorado muito nas últimas versões, ainda não é o melhor para manter seu computador a salvo. A quantidade de softwares de firewall cresceu quase que exponencialmente nos últimos anos, havendo então uma necessidade de criar maneiras para testar estes programas e ver qual deles é o melhor.

Foi aí que surgiram serviços como o ShieldsUp! e programas como Comodo Leak Test, o lançamento mais recente do grupo Comodo. O primeiro realiza teste por meio da rede, e não necessita da instalação de nenhum aplicativo. Já o segundo faz os testes localmente, exigindo que o programa esteja devidamente instalado na máquina.

Conheça agora um pouco mais sobre estas duas opções e como usá-las a fim de testar da melhor maneira o firewall presente em sua máquina.

Comodo Leak Test

Alerta do firewallA estratégia de teste usada pelo Comodo Leak Test é muito simples. O aplicativo simula trinta e quatro ataques ao seu computador. Se o firewall detectar o “ataque” e alertar o usuário sobre este, é sinal que o programa de segurança é eficiente. Os principais testes feitos dizem respeito à vulnerabilidade de portas de conexão e ao acesso de arquivos importantes do sistema.

Para mostrar sua eficiência, o firewall que está instalado em sua máquina deve alertar sobre ataques de um executável CLT.exe. Durantes os testes poderão ser abertas diversas janelas do navegador Internet Explorer. Não se preocupe, pois tudo isso faz parte das simulações criadas pelo Comodo Leak Test.

A interface do aplicativo se resume à pequena janela na qual se encontra o botão “Test”, que, quando pressionado, dá início à sequência de testes e rotinas que o Comodo Leak Test realiza. Ao final, um relatório é exibido na tela mostrado os resultados obtidos nos teste. Ao lado de cada item será exibida a palavra “Vulnerable” (vulnerável) ou “Protected” (protegido), depende de como o firewall se comportou.

Realório de testes

ShieldsUp!

Este é o serviço mais popular da categoria e é destinado principalmente para os usuários domésticos. Assim como o aplicativo citado anteriormente, o ShieldsUp! tenta realizar uma série de testes em seu computador. As rotinas mais comuns são aquelas que testam portas de conexão.

O uso de ShieldsUp! parece complicado, mas não é. Na primeira página, é preciso clicar em “Preceed” (no segundo botão que aparece) para dar continuação ao procedimento de testes. Na tela seguinte, na área “ShieldsUp! Services”, você pode escolher sete tipos de testes.

ShieldsUp! Services

Dentre eles, é possível testar as portas mais comuns (Common Ports), todas as conexões (All Service Ports) ou uma porta em específico (Lockup Specific Port Information). Essa última opção exibe diversas informações a respeito da porta solicitada.

O serviço exibe ainda o seu endereço de IP na Internet e o relatório em um formato bem diferenciado, mais didático e fácil de entender.

Relatório diferenciado ajuda na interpretação dos dados

Para fechar

Em cima dos relatórios de testes emitidos pelo serviço e programa aqui sugeridos é possível ter uma noção de onde o firewall está falhando e procurar aplicativos alternativos que tenham melhor desempenho.

Não dê bobeira! Proteger seu computador é a melhor forma de evitar dores de cabeça no futuro. Espero que tenham gostado do artigo! Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.