Mozilla vai remover grupos de abas e alguns temas do Firefox

1 min de leitura
Imagem de: Mozilla vai remover grupos de abas e alguns temas do Firefox

Como parte de sua iniciativa “Go Faster”, a Mozilla decidiu remover algumas das funções do Firefox que prejudicavam sua velocidade de navegação. Entre os elementos que vão ser eliminados do navegador estão os grupos de abas (também referidos como Panorama) e os temas completos.

A primeira das opções permitia agrupar abas de assuntos semelhantes em grupos, com direito a um sistema de busca integrado para você achar facilmente o conteúdo desejado. Segundo um ticket do Bugzilla, o recurso não deve prosseguir disponível por muito tempo. “Muitas poucas pessoas decidiram usar isso, então vamos fazer sua aposentadoria porque sua manutenção é desproporcional com sua popularidade”, afirmou o diretor de engenharia Dave Camp ao VentureBeat.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Já o sistema de temas vai ser removido porque muitos deles podem trazer uma queda de desempenho considerável para os usuários do navegador. “Eles também exigem um investimento significativo em suporte, tanto para os desenvolvedores de temas quanto para os desenvolvimento do Firefox. Estamos explorando meios de melhorar o suporte a temas no Firefox para que possamos oferecer as funcionalidades de temas completos de uma maneira mais simples de desenvolver e manter”, explica Camp.

Quem usa o navegador deve se preparar para um período um tanto longo de transições, conforme a iniciativa Go Faster continua a surtir efeitos. Embora o objetivo geral de acelerar o software seja nobre, a remoção de certas funções pode resultar na perda de alguns usuários que vão buscar em outros navegadores as opções a que estavam acostumados até então.

O que você pensa sobre essas mudanças? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.