Mozilla lança Firefox para iOS no mundo todo de uma vez

1 min de leitura
Imagem de: Mozilla lança Firefox para iOS no mundo todo de uma vez

A Mozilla havia liberado o navegador Firefox para dispositivos iOS em setembro, no formato de preview público, mas restringiu o acesso apenas a residentes da Nova Zelândia. A empresa havia comentado que ainda testaria o aplicativo em alguns outros países menores antes de lançá-lo mundialmente, mas parece ter mudado de ideia e qualquer usuário do sistema móvel da Apple já pode fazer o download do app.

O país localizado na Oceania constantemente serve como plataforma de testes para vários programas e jogos por ter uma população bem pequena, mas possuir o inglês como idioma primário, o que facilita a vida dos programadores. A equipe de desenvolvimento da versão mobile do navegador conseguiu trazer muitas das funções presentes na versão para desktop do Firefox.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ferramenta Intelligent Search sugere ao usuário resultados mais apropriados para suas buscas, assim como a escolha de qual buscador usar como padrão; Visual Tabs gerencia múltiplas abas na mesma janela; Firefox Accounts exporta o histórico de navegação do programa em outras plataformas, como computadores, dispositivos Android e até mesmo outros iOS; e por fim, a Navegação Privativa também está disponível para quem quer navegar na internet e não deixar rastros no histórico ou cookies no navegador.

Apesar de esse ser ainda o primeiro lançamento da Mozilla para o ecossistema iOS, a empresa já prometeu que os usuários verão muito mais coisas chegando em breve e à toda a velocidade, conforme ela continuar entregando novas funções. É uma grande mudança, depois de a empresa ter se recusado a produzir uma versão de seu navegador para o sistema operacional móvel da Apple em 2013 por não poder usar seu próprio motor de renderização, o Gecko.

A atitude deve ter sido revertida provavelmente depois de a empresa perceber a quantidade de usuários em potencial estava perdendo, principalmente nos Estados Unidos. Como comparação, a versão para Android do Firefox já foi baixada mais de 100 milhões de vezes em quatro anos. Você pode baixar a versão para iOS do navegador clicando aqui ou procurando diretamente na App Store.

Você costuma utilizar outros navegadores em seu iPhone além do Safari? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.