CEO da Mozilla critica a forma como o Windows 10 define seu navegador

1 min de leitura
Imagem de: CEO da Mozilla critica a forma como o Windows 10 define seu navegador

Embora muitos estejam elogiando o Windows 10, não são todos que estão contentes com o que a plataforma tem a oferecer. Entre os maiores críticos do sistema está o CEO da Mozilla, Chris Beard, que criticou a maneira como o produto lida com as configurações de navegador-padrão utilizado.

Em uma carta aberta direcionada a Satya Nadella, CEO da Microsoft, Beard acusa a empresa de limitar as opções de escolha de seus consumidores ao tornar o Edge a opção-padrão do sistema. Embora observe que tecnicamente é possível mudar essa configuração, o executivo observa que as opções que permitem fazer isso surgem de forma menos natural que no passado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“O processo de upgrade agora parece ser feito de maneira proposital para jogar fora as escolhas que os consumidores fizeram sobre a experiência de internet que elas desejam, que são substituídas pela experiência que a Microsoft quer que elas tenham”, escreveu Beard. “Agora é preciso fazer mais que o dobro de cliques do mouse, navegar por conteúdos e alguns detalhes técnicos sofisticados para que as pessoas reforcem as escolhas que fizeram nas versões anteriores do Windows. É confuso, difícil de navegar e fácil de se perder”.

Contato com a Microsoft foi infrutífero

Segundo o CEO da Mozilla, sua empresa entrou em contato com a concorrente para resolver a situação assim que viu o Windows 10 pela primeira vez, mas não obteve qualquer avanço expressivo nessa discussão. Essa não é a primeira vez que a Microsoft é criticada por priorizar seu próprio navegador no Windows, algo que já rendeu uma série de processos no passado.

“Essas mudanças não são perturbadoras porque somos a organização que faz o Firefox”, afirma Beard. “Elas são perturbadoras porque há milhões de usuários que amam o Windows e que estão tendo suas escolhas ignoradas, e por causa do aumento de complexidade colocado no caminho de todos que querem fazer uma opção diferente da preferida pela Microsoft”, finalizou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.