Firefox Nightly não precisa mais do plugin do Flash Player

1 min de leitura
Imagem de: Firefox Nightly não precisa mais do plugin do Flash Player
Imagem: Sean Martell

O Flash Player tem gerado muita dor de cabeça para todo mundo envolvido na web nos últimos anos pelas incontáveis falhas de segurança que a Adobe simplesmente não consegue resolver. Por conta disso, as pessoas estão abandonando esse barco antes de ele afundar. A Mozilla acaba de confirmar essa tendência com o lançamento da última versão do Firefox Nightly, que não precisa mais do famigerado plugin para rodar vídeos em Flash.

Em vez disso, a desenvolvedora do navegador incluiu um novo complemento chamado "Shumway". Agora, é possível executar vídeos hospedados em qualquer site da web que estejam em Flash sem nunca instalar o tal plugin no navegador. O Shumway já vem incluído na versão de testes do Firefox e, em breve, deve ser lançado também na versão estável do software.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Limitações

Apesar da boa notícia, elementos em Flash que não são vídeos — como animações e outros enfeites cafonas — não serão suportados pelo novo complemento do Firefox Nightly. Sendo assim, se ainda existirem sites na web completamente feitos em Flash, eles continuarão requerendo o plugin oficial da Adobe para funcionar.

Contudo, parece que essa ferramenta está ficando cada vez menos necessária. O Chrome tem sua própria versão simplificada do plugin incluída no navegador que evita o trabalho do usuário de realizar esse tipo de instalação por razões de segurança. O YouTube, por sua vez, sendo a maior plataforma de vídeos da web, já tinha uma versão HTML5 há muito tempo, mas só recentemente passou a “abandonar” sua versão em flash. Ou seja, o fim está próximo.

Ainda não há uma data certa para a chegada do Shumway ao Firefox tradicional, mas os usuários da raposa certamente vão gostar dessa nova praticidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.