Mozilla quer colocar o Firefox em dispositivos de realidade virtual

1 min de leitura
Imagem de: Mozilla quer colocar o Firefox em dispositivos de realidade virtual

Com a popularização de novos periféricos de realidade virtual, o que não falta é gente tentando garantir um “lugar na janela” da nova tecnologia. A Mozilla, por exemplo, pretende que você utilize o Firefox enquanto estiver navegando em mundos alternativos em potencial (de maneira que a raposa possa lhe fazer companhia mesmo enquanto você estiver, eventualmente, enjoado).

Para tanto, a fabricante acaba de anunciar que incluirá capacidades relacionadas à tecnologia diretamente em novos lançamentos do canal de desenvolvimento “Firefox Nightly” — espécie de trincheira avançada da companhia, essencialmente experimentalista e focada em versões-teste do navegador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Realidade virtual com desenvolvimento simultâneo

“Anteriormente, tanto os usuários quanto os criadores de conteúdos precisavam baixar versões separadas do Firefox [para contar com o suporte]”, disse o diretor de engenharia da Mozilla, Vlad Vukicevic, em postagem oficial via blog. “Essas versões normalmente acabavam atrasadas, com seu desenvolvimento ficando atrás das demais.”

Vukicevic garante que, daqui em diante, “as funcionalidades associadas à realidade virtual serão desenvolvidas juntamente com outras melhorias do Firefox “.

Todas as fichas na API WebVR

Na referida postagem, Vukicevic descreveu como os desenvolvedores de conteúdos para o Oculus Rift podem utilizar o WebVR, uma API baseada em Javascript que concede acesso a aparelhos de realidade virtual. Embora, no momento, o processo necessite de um add-on, “essa funcionalidade deve ser empacotada juntamente com o Firefox” ou mesmo provida pelo próprio Oculus Runtime em um futuro próximo.

E a Mozilla parece realmente confiante na nova plataforma. “Os produtos de realidade virtual para consumidores ainda estão em um estado nascente, mas claramente existe aí uma grande promessa tecnológica”, afirmou o diretor de tecnologia da Mozilla, Andreas Gal, em postagem para seu blog pessoal.

Ele continua: “Nós temos tanta confiança nas novas APIs que propusemos que estamos hoje dando um passo em direção à integração delas nas versões principais da Firefox Nightly”. Dessa forma, se você possui um headset com funcionalidades de realidade virtual, talvez possa ser interessante passar na área de testes para ver o que a raposa anda aprontando.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.