Testamos a extensão para Chrome e Firefox que programa horários para receber e enviar mensagens pelo Gmail!

3 min de leitura
Imagem de: Testamos a extensão para Chrome e Firefox que programa horários para receber e enviar mensagens pelo Gmail!

Boomerang é uma extensão para Firefox e Chrome que dá maior controle sobre as mensagens do seu Gmail. Com ela, você ganha várias opções para enviar e receber emails em horários pré-determinados.

Nós testamo o complemento e as nossas impressões você confere agora, neste artigo.

Propósito

A quantidade de mensagens de correio eletrônico que circulam é imensurável. Para muitas pessoas, é difícil controlar totalmente o vai e vem de emails que recebemos e enviamos. Só como um exemplo: você recebeu uma mensagem importante, mas está atarefado e não pode dar a devida atenção a ela no momento.

Com o Boomerang, você pode programar uma hora mais tranquila para receber novamente a mesma mensagem. Assim ela não se perde entre tantas outras que você tenha. Ou então, você precisa enviá-la em um horário específico para alguém por qualquer motivo: diferença de fuso, garantia de que  o email será recebido ou até mesmo para deixar uma mensagem de feliz aniversário pronta para envio.

É a isso que o Boomerang se propõe: a controlar mensagens de uma maneira que, quando você recebê-las ou enviá-las, a sua atenção ou a de quem recebe esteja totalmente focada no assunto.

Observação: a extensão ainda não foi lançada oficialmente e não funciona com o Gmail no idioma português.

Enviando mensagens

Boomerang “se junta” aos botões de enviar mensagens. Escrever a mensagem e indicar o destinatário não muda em nada. Apenas é necessário salvar o rascunho, clicando em “Save Now”. Assim é garantido que o Boomerang enviará a última versão da mensagem.

Então, para programar a mensagem, basta clicar em “Send later”, o botão que é criado pela extensão e posicionado logo ao lado “Send”. As opções são várias: enviar em uma, duas ou quatro horas; enviar no dia seguinte pela manhã ou pela tarde; enviar em dois dias, uma semana ou em um mês; e ainda é possível enviar em um horário específico.

Novas possibilidades de envio de email.

No campo de definição da data, além de usar o formato comum de “mês/dia/ano HH:MM”, é possível usar parâmetros diferenciados como “Next Wednesday” (próxima quarta). Pelo menos por enquanto, tais padrões devem ser elaborados em inglês.

Programe dia e hora para entregar o email.

Recebendo mensagens

O Boomerang também cria um botão para controle de mensagens recebidas, dessa vez nomeado “Boomerang”, em que as opções são exatamente as mesmas já vistas para enviar: uma, duas ou quatro horas; no dia seguinte pela manhã ou tarde; em dois dias, uma semana ou em um mês; e em um horário específico.

Programe horário também para receber uma mensagem.

Permissão

A fim de usar o Boomerang, é necessário permitir o acesso do complemento aos dados do navegador, seja ele Firefox ou Chrome. Você será notificado quando tentar enviar ou receber uma mensagem pela primeira vez. Só é necessário permitir o acesso uma única vez.

Impressões

Quanto ao uso, Boomerang não tem nenhuma complexidade. Claro, o que pesa contra é o idioma da extensão, que só pode ser usada em inglês, pelo menos por enquanto. Talvez a necessidade de permitir o acesso do complemento ao Gmail deixe alguns usuários desconfiados, mas é necessário.

Quem não tem costume de usar rascunhos precisa mudar de hábito. Para garantir que uma mensagem programada chegue corretamente, é necessário deixar o rascunho salvo.

Dependendo da frequência com que a extensão for utilizada, muitos rascunhos podem se acumular.

Ao programar uma mensagem para ser recebida novamente, ela é retirada da caixa da entrada, mas você não a perde, nem mesmo se ela não chegar ao destinatário programado por alguma eventualidade. Ela permanece na sua pasta com todas as mensagens (“All Mail”).

Durante nossos testes, todas as mensagens programadas foram enviadas sem problemas. Para aquelas que foram apagadas dos rascunhos antes do envio, fomos notificados sobre o acontecido.

Como conseguir a extensão?

Boomerang ainda não está disponível para todos os usuários. No entanto, uma versão Beta está disponível para usuários que desejam testá-la. Vale o lembrete: por ser Beta, a versão pode apresentar bugs e imperfeições.

Clique aqui, forneça seu endereço de email, informe qual navegador você usa e em qual sistema. Depois é só torcer para receber a extensão!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.