Aprenda a instalar e gerenciar extensões no Firefox

2 min de leitura
Imagem de: Aprenda a instalar e gerenciar extensões no Firefox

Extensões ajudam a complementar as funcionalidades de um navegador. O Mozilla Firefox não foi o primeiro a usar extensões (foi o Opera), mas foi um dos primeiros a investir bastante nos complementos e por isso arrebatou muitos usuários rapidamente.

Hoje o Firefox conta com milhares de complementos. Neste tutorial bem simples, você vai aprender a instalar e gerenciar extensões no Firefox.

Pré-requisitos

  • Mozilla Firefox instalado.

Se você não tem o Firefox instalado ou se ele está desatualizado, faça o download aqui:

Clique para Baixar.

Acesse o menu “Ferramentas” e selecione “Complementos”. Se preferir, acesse o menu “Ferramentas”-“Opções”. Na aba “Geral”, na parte de baixo da tela, clique em “Gerenciador de complementos”. O que você vê é uma lista com os complementos instalados. Para instalar uma nova extensão, clique em “Adicionar”. Há três maneiras para encontrar um add-on.

Use a barra “Pesquisar complementos” (1) para localizar um por nome. Outra possibilidade é seguir as recomendações da Mozilla, que ficam em destaque nesta janela. Role a barra para baixo e clique em “Exibir todas as recomendações” (3) para acessar a página oficial de complementos para o Firefox já direcionada às recomendações.

O link “Exibir todos os complementos" é quase idêntico (2). A única diferença é que ele acessa a Home da página oficial da Mozilla.

Extensões para Firefox no Baixaki

Não esqueça de visitar a categoria Extensões para Firefox no Baixaki. Elas estão ordenadas pelo número de downloads, a partir da mais baixada.

Ao encontrar uma extensão que você queira usar, você pode fazer o download pelo navegador diretamente, ou então salvar o arquivo e abri-lo pelo navegador posteriormente. No caso de fazer o download pela página da Mozilla, clique em "Add to Firefox".

A janela de instalação aparece. Aguarde cinco segundos até que o botão “Instalar” fique disponível e clique nele. É necessário reiniciar o navegador para começar a usar uma extensão.

Confirme a instalação de um complemento.

Gerenciando extensões

Algumas extensões podem ser configuradas. Acesse o menu “Ferramentas” e selecione “Complementos”. Na lista dos complementos instalados, clique sobre o qual você deseja configurar. Caso haja essa possibilidade, o botão “Opções” será disponibilizado. Se o botão não aparece, significa que o complemento não tem essa opção.

Os botões “Desativar” e “Desinstalar” ficam sempre disponíveis para você desabilitar e desinstalar complementos indesejados.

Extensões instaladas podem ter opções de configuração.

Atualizando

Por padrão, o Firefox checa automaticamente por atualizações disponíveis para extensões ao mesmo tempo em que procura por atualizações para o navegador. Se você quer conferir manualmente, então acesse “Ferramentas” e selecione “Complementos”. No painel “Extensões”, clique no botão “Localizar atualizações”, no canto inferior direito.

Atualize manualmente as extensões.

Também é necessário reiniciar o navegar após atualizar uma extensão.

Outros navegadores

No Baixaki você encontra tutoriais para habilitar extensões em outros navegadores, não deixe de conferir:

Esperamos ter ajudado você com mais este tutorial. Até o próximo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.