Crie seu próprio tema para Firefox

2 min de leitura
Imagem de: Crie seu próprio tema para Firefox

Se você gosta de deixar seu computador com a sua cara, não há do que reclamar com o Portal Baixaki. Você já viu por aqui como instalar temas em seu Firefox, conferiu uma seleção com os melhores visuais para o navegador e descobriu como usar uma variedade de possibilidades para personalizar seu desktop e deixar o browser combinando com ele.

Apesar de todas essas opções e de tantas outras disponíveis no site do próprio Personas, pode ser que você não encontre um tema que realmente lhe agrade. O que fazer nesses casos? Contentar-se com uma segunda opção?

Antes que você desista e parta para um plano B, que tal pôr a mão na massa e criar seu próprio visual para o Firefox? Com isso, por mais que nenhum tema lhe agrade, você pode fazer um do jeito que você quer e, de quebra, totalmente exclusivo.

Pré-requisitos

Para quem ainda não utiliza o navegador da raposa, mas quer migrar para utilizar um visual personalizado, a primeira coisa a se fazer é baixar o programa. O processo é rápido e simples, e você não perde nem um minuto para isso.

Em seguida baixe a extensão Personas, que permite que você utilize temas e customize o visual. Porém, por mais que você já possua o Firefox 3.6, versão que já possui o complemento de personalização instalado, é preciso baixar o add-on para que você consiga adicionar seu próprio tema.

Além disso, é preciso que você tenha em seu computador algum editor de imagem, seja ele simples ou profissional. Neste tutorial o aplicativo utilizado é o Paint.NET, que é fácil de usar e totalmente gratuito.

Minha própria persona

1) O primeiro passo para a criação de um tema personalizado é criar uma imagem com 3000 pixels de largura por 200 de altura. No Paint.NET, basta apertar Ctrl+R para determinar o tamanho da figura.

Passo 1

2) Adicione os elementos que você quer que fiquem na parte superior do navegador. Use a criatividade e faça algo bastante original. Ao terminar, salve nos formatos JPG ou PNG.

Passo 2

3) Para criar a parte inferior, crie outra imagem. Desta vez, use a resolução 3000x100 pixels. Distribua os objetos e salve da mesma maneira que na etapa anterior.

Passo 3

4) Para adicioná-lo ao seu navegador e testá-lo, clique no símbolo do Personas no canto inferior esquerdo do navegador Selecione a opção “Preferências”.

Passo 4

5) Na pequena tela que se abre, marque a última opção: “Exibir Persona personalizada no menu”. Clique no botão “Ok” para confirmar a operação.

Passo 5

6) Clique novamente no ícone da raposa. Desta vez, selecione a opção “Persona Personalizada” e então “Editar”.

Passo 6

7) Chegou a hora de colocar a imagem no navegador. Dê um nome ao seu tema e adicione suas figuras nos campos específicos. Se preferir, modifique a cor do texto e da barra de título para melhor se adequar ao novo visual.

Passo 7

Essa etapa pode ser um pouco mais complicada, afinal o resultado nem sempre fica como desejávamos. Caso aconteça, edite a figura até que ela fique da maneira que você imaginou inicialmente.

Pronto! Agora que seu Firefox já está com um visual totalmente único. Porém, caso queira, é possível adicionar seu tema no site do Personas, fazendo com que qualquer pessoa possa utilizá-lo. Para isso, basta se cadastrar nesta página e adicionar as informações exigidas.

Este tutorial lhe foi útil? Conseguiu criar o tema que faltava? Conte nos comentários qual foi o resultado de sua aventura no mundo dos Personas!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.