7 configurações secretas que você pode habilitar no Firefox

5 min de leitura
Imagem de: 7 configurações secretas que você pode habilitar no Firefox

Em geral, os usuários comuns já têm tudo o que precisam à mão quando querem modificar algumas configurações no Mozilla Firefox.  A janela de opções do navegador conta com praticamente todas as utilidades do dia a dia, integrando alterações de conteúdo, privacidade, segurança e acessibilidade.

Porém, para quem quer personalizar cada etapa da navegação, as preferências básicas podem acabar deixando a desejar.  Mas o que alguns não sabem é que o Firefox “esconde” um verdadeiro canivete suíço, capaz de alterar várias definições avançadas e customizar todo o programa.

Aqui há dragões!

Para entrar nas definições extras do Firefox, você deve digitar about:config na barra de endereços. Em seguida, uma mensagem de alerta aparece ocupando metade da tela.

Obs: a screen capturada é do Firefox 4. A mensagem pode variar de acordo com a versão do browser.

Só por curiosidade: “HIC SUNT DRACONES” é uma expressão do latim que significa “Aqui há dragões”. Ela foi muito usada em mapas medievais para sinalizar áreas perigosas e desconhecidas pelos europeus até então.  No entanto, com as dicas da nossa equipe, não há com o que se preocupar. É só clicar em “Serei cuidadoso, prometo!” e se preparar para “matar” os dragões.

A longa lista de comandos exibida parece, a princípio, assustadora para usuários que não estão habituados com linhas de programação. Para tudo dar certo, é só seguir as instruções abaixo e ficar atento ao que for alterado.

(Fonte da imagem: WebDesignBooth)Lembre-se de que toda configuração modificada aparece em negrito e pode ser restaurada para o padrão, além de não ser preciso reiniciar o navegador para elas surtirem efeito.

Não aconselhamos aos usuários iniciantes que troquem funções sem tomar conhecimento do que elas fazem.

Abaixo listamos algumas das modificações mais úteis para turbinar o seu Firefox — ou apenas deixá-lo do jeito que você gosta.

Para encontrar mais rápido os termos, copie-os e cole-os na opção “Localizar” presente na janela do about:config. Depois, basta clicar duas vezes em cima da função para alterá-la.

Configurações avançadas.


Miniaturas de todas as abas ativas no Firefox

  • Função: browser.taskbar.previews.enable
  • Valor: true

Por padrão, a superbar do Windows 7 só apresenta miniaturas das janelas principais do Firefox, excluindo as abas — algo diferente do que acontece em programas como o Skype e Windows Live Messenger, onde cada janela de conversa ou configuração também aparece na visualização quando você passa o mouse.

Com essa alteração, todas as abas de todas as janelas aparecerão em forma de miniatura. Ao posicionar o mouse e percorrer por elas, mesmo com o Firefox minimizado, a pré-visualização também é mostrada em tamanho real, agilizando o caminho até a página certa.

Detalhe das miniaturas.

Alerta: essa função é muito útil, mas pode pesar um pouco mais no sistema e incomodar. Imagine que, se você trabalha com 20 abas, toda vez que passar o mouse por ali, a pré-visualização mostrará 20 miniaturas.

Escolher como e onde fica o botão de fechar abas

  • Função: browser.tabs.closeButtons
  • Valores: 0, 1, 2 ou 3
  • 0 = botão fechar apenas na aba ativa.
  • 1 = botão fechar em todas as abas (padrão).
  • 2 = sem botão fechar (fecham-se as abas apenas utilizando o botão direito)
  • 3 = botão fechar localizado no final da fila das abas.

Essa opção trabalha com o “x” de fechar presente nas abas do navegador. Para quem sempre desliza o mouse e fecha uma aba sem querer, a opção “0”, que imita as antigas versões do Firefox, pode ser uma ótima escolha.

O modo mais clássico, sem o “x”, é interessante para jogadores de games em redes sociais — já que assim não se corre o risco de sair do Facebook ou Orkut por descuido. Ainda há uma alternativa nova, que desloca o botão fechar das abas para a direita, perto dos controles principais da janela do programa.

Detalhe da opção 3, com o botão fechar somente à direita.

Resultados da caixa de busca exibidos em uma nova aba

  • Função: browser.search.openintab
  • Valor: true

É uma função particularmente útil, pois evita alguns inconvenientes. Quando você realiza uma pesquisa através da caixa de buscas do Firefox (à direita, na mesma linha da barra de endereços), o resultado é carregado na aba ativa. A partir dessa mudança, as próximas pesquisas aparecerão automaticamente em uma nova aba.

Acelerar o Mozilla Firefox

Existe uma série de truques para melhorar o desempenho do Firefox. As cinco modificações abaixo podem potencializar o carregamento de várias páginas ao mesmo tempo e aperfeiçoar a performance do navegador em jogos (Flash, Java etc.) e downloads.

Alertamos que tais configurações podem prejudicar o andamento geral do sistema (de acordo com o seu processador e sua memória RAM) e também se apropriar de banda extra em uma rede, afetando os demais computadores conectados a ela.

Acelerando o Firefox.

  • Função: network.http.pipelining
  • Valor: True
  • Função: network.http.proxy.pipelining
  • Valor: True
  • Função: network.http.pipelining.maxrequests
  • Valor: 8
  • Função: network.http.max-connections
  • Valor: 96
  • Função: network.http.max-connections-per-server
  • Valor: 32

Botão do meio do mouse = Ctrl + V

  • Função: middlemouse.paste
  • Valor: true

Nessa alteração, o botão do meio do mouse exerce a função do “Ctrl + V”. Ou seja, basta você pressioná-lo em qualquer parte do navegador que o conteúdo copiado ou recortado será colado. É importante frisar que essa função não exclui a propriedade padrão de rolagem de tela (aquela acionada com a roldana do botão central do mouse).

Instalar extensões sem ter que esperar

  • Função: security.dialog_enable_delay
  • Valor: 0

Uma função inconveniente (e até carente de sentido) é o tempo de espera que aparece quando você quer instalar uma nova extensão (add-on). Felizmente, essa opção pode ser desabilitada. Busque a função acima, dê dois cliques e modifique-a para zero.

Nada mais de espera.

Reabilitar a função “Salvar e sair”

  • Função: browser.showquitwarning
  • Valor: true

Para a tristeza de muitos, a clássica opção que salva todas as abas antes de fechar o navegador acabou ficando fora da versão 4 do Firefox.  Só quem viveu sabe o transtorno que é perder o conteúdo de dez ou mais abas de uma vez só. Pois bem, chega de drama: basta alterar a definição para o Firefox não o deixar mais na mão.

Tem certeza?

Você tem uma mensagem não lida

Agora vai uma brincadeirinha para descontrair: digite “about:robots” na barra de endereços do Firefox e veja o que aparece. Gort! Klaatu barada nikto! — depois de mexer em todas essas opções avançadas você não vai ter medo de um robozinho, vai?

Trata-se apenas de um easter egg (ovo de Páscoa), que nada mais é do que uma espécie de surpresa escondida pelos desenvolvedores do programa. Uma lista com vários easters eggs do Firefox e de outros programas famosos pode ser conferida aqui.

Existem, também, outras maneiras de se aproveitar a interface e os comandos do Firefox. Dê uma olhada no especial que a equipe TecMundo fez sobre os principais atalhos do navegador e não se esqueça de conferir os complementos mais quentes disponíveis para baixar (além de se livrar dos que mais atrasam o seu computador).

Será que eles vão dominar o mundo?

...

Depois de ler tudo isso, você provavelmente pode estar pensando “tudo bem, já que algumas modificações são legais, por que eles não liberam essas configurações através de uma interface gráfica?”.

Realmente, seria muito mais fácil acessar esses comandos através de menus e caixas. Claro que, como explicado e evidenciado pela mensagem inicial de acesso, certas escolhas podem comprometer a estabilidade do navegador.  Mas será que um ponto de restauração ou um botão “restaurar padrões” não resolveria?

Enquanto isso não acontece, aproveite este tutorial para incrementar sua experiência online com o Firefox. E, se você souber de mais dicas secretas do programa, não hesite e conte para gente nos comentários abaixo.

Acelerando o Firefox.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.