Firefox OS para smartphones vai deixar de existir em breve

1 min de leitura
Imagem de: Firefox OS para smartphones vai deixar de existir em breve
Imagem: Gazumba Blog

Firefox OS para smartphones só chegou de fato ao mercado em 2013, mas a Mozilla já está desistindo da plataforma. Segundo um email enviado pela organização para a comunidade de desenvolvedores, o sistema operacional será descontinuado em celulares após o lançamento da versão 2.6, e a loja da plataforma não receberá mais novos apps a partir de 29 de março.

Isso basicamente quer dizer que o Firefox OS morreu na praia no que diz respeito aos smartphones, mas ele ainda deve permanecer vivo em outros tipos de aparelhos, como smart TVs. Isso, entretanto, não significa que a Mozilla desistiu completamente do mercado de celulares. A companhia comentou no email que essa decisão de matar o Firefox OS nos celulares tem a ver com a necessidade de redirecionar seus esforços para outro produto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O time de desenvolvedores da Mozilla estaria “testando um novo processo de inovação de produto”, e um anúncio oficial sobre isso deve ser feito ainda na primeira metade deste ano. Ou seja, basicamente a organização teria uma carta na manga para ocupar o espaço do Firefox OS.

Internet das Coisas?

Esse email anunciando a morte do SO mobile ainda comentava que essa foi uma decisão difícil de ser tomada. “A principal razão pela qual isso está acontecendo é para nos certificarmos de que estamos focando nossas energias e nossos recursos em trazer o poder da web para a Internet das Coisas”. Ou seja, um possível novo produto viria com um foco diferente do que o Firefox OS tinha.

A comunidade de desenvolvedores, naturalmente, reagiu mal a esse email, e muitos pedidos para não matar o Firefox OS para smartphones foram enviados para a Mozilla. Contudo, a organização não deve voltar atrás nessa decisão, uma vez que já parece ter planos claros para continuar no segmento com outro produto.

Você já usou o Firefox OS em algum smartphone? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.