Primeiro smartphone com Firefox OS do Japão, o Fx0 tem visual único

2 min de leitura
Imagem de: Primeiro smartphone com Firefox OS do Japão, o Fx0 tem visual único
Imagem: Engadget Japan

Aqueles que já estavam interessados em experimentar o sistema operacional móvel da Mozilla, mas tinham receio de mudar para um smartphone com especificações de hardware com pouco poder, já podem sentir um pouco de inveja do povo da Terra do Sol Nascente. A operadora japonesa KDDI anunciou recentemente o lançamento do primeiro celular com Firefox OS a chegar ao Japão, o Fx0 da LG.

Segundo a Mozilla, a novidade é o aparelho mais poderoso a rodar seu sistema operacional – ainda que seus componentes ainda fiquem aquém até mesmo dos dispositivos intermediários mais avançados. Com uma tela de 4,7 polegadas com resolução de 1280x720 pixels, o celular vem ainda com um processador quad-core Snapdragon 400 de 1,2 GHz, 1,5 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno expansível em até 64 GB.

Embora seu hardware não possa ser considerado particularmente impressionante, o grande diferencial do Fx0 é seu design único com uma carcaça de plástico dourado transparente e um botão home com a logo do Firefox. Criado por Tokujin Yoshioka, o visual tem como objetivo simbolizar a missão da Mozilla em busca de abertura e transparência – o que torna um tanto irônico o uso de parafusos que não podem ser removidos com ferramentas comuns.

Especificações técnicas

  • Tela: display de 4,7 polegadas com resolução de 1280x720 pixels (312 ppp)
  • Sistema Operacional: Firefox OS 2.0
  • CPU: processador quad-core Qualcomm Snapdragon 400 com 1,2 GHz
  • Memória: 1,5 GB de RAM
  • Armazenamento interno: 16 GB (expansível em até 64 GB com o uso de cartões micro SD)
  • Câmeras: frontal de 2,1 MP e traseira de 8 MP
  • Bateria: 2.370 mAh
  • Dimensões (A x L x E): 13,9 x 7 x 1 cm
  • Peso: 148 gramas

Futuro do Firefox OS

Representando um grande passo para o Firefox OS enquanto entra no mercado japonês, o futuro do Fx0 parece estar totalmente nas mãos da operadora KDDI. Junto à Mozilla, a empresa deseja promover uma “nova experiência mundial de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), que conecta vários objetos usando a tecnologia de rede independentemente de PCs ou smartphones”.

Tentando estimular o crescimento da plataforma, a KDDI chegou até a investir na criação de um site dedicado ao Firefox OS e ao Fx0. Além disso, a companhia incentiva o envolvimento de desenvolvedores para a criação de mais conteúdo para o sistema. Enquanto isso, as vendas do smartphone transparente devem ser abertas ao público japonês em geral a partir de 6 de janeiro.

Com o salgado preço inicial de 50 mil ienes (cerca de R$ 1.119, sem os impostos), é improvável que o Fx0 chegue ao ocidente ou que sequer saia do Japão. Ainda assim, caso o design diferenciado seja adotado para os aparelhos com o sistema operacional da Mozilla, certamente contará como um ponto interessante desses dispositivos. E você, o que achou do visual transparente? Deixe sua opinião nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.