Seleção: programas para você organizar sua coleção de vídeos e filmes

4 min de leitura
Imagem de: Seleção: programas para você organizar sua coleção de vídeos e filmes

Depois de algum tempo baixando vídeos na internet, é normal que os arquivos comecem a ficar desorganizados, dificultando a tarefa de encontrar algum filme específico. Muitas vezes, por mais arrumados que os arquivos estejam, a grande quantidade de diretórios e documentos acumulados em uma mesma pasta torna quase impossível achar aquele seriado que você quer assistir.

Para tornar a vida dos usuários mais fácil, diversos aplicativos para organizar e catalogar os arquivos de vídeo surgiram na internet. Conheça agora alguns programas que o Baixaki selecionou para você manter a coleção de vídeos e filmes sempre bem arrumada e com as informações atualizadas.

Os escolhidos

GrieeX

O GrieeX Movie Archive Program é um catalogador que permite organizar de maneira fácil todos os arquivos de vídeo presentes no HD. O software possui integração com alguns dos maiores bancos de dados de filmes da internet, tornando a inserção de novos títulos bem mais rápida e simples.

O GrieeX

O que chama a atenção no aplicativo é o fato de que usuário pode linkar o arquivo de vídeo nas informações do título. Assim, você consegue executar o filmes a partir do próprio GrieeX, sem ter que vasculhar todo o disco para isso. A aplicação conta ainda com sistema de busca avançado e escolha aleatória de filmes.

Movie Finder

O Movie Finder funciona de forma similar ao aplicativo citado anteriormente. Ele permite que o usuário busque por informações e imagens a respeito dos filmes no IMDb, um dos banco de dados de filmes e artistas mais completo da atualidade.

Uma característica interessante do Movie Finder é a possibilidade de acessar o filme em seu computador por meio do programa, basta clicar em “play” para que a reprodução tenha início. A interface da aplicação também é totalmente personalizável.

VisualDivX

Com o VisualDivX, o usuário pode criar um banco de dados completo com todos os filmes que possui no disco. Basta adicionar os vídeos e inserir os dados necessários para organizar facilmente toda sua coleção.

Infelizmente, a aplicação não permite a busca por imagens do título na internet, mas nada impede que você adicione figuras presentes em seu computador. Os dados dos filmes podem ser baixados de bancos de dados como IMDb, ePipoca, Cineteka e Culturalia. A aplicação possui tradução para o português.

Adicionando informações sobre o filme

Movie411

Este aplicativo permite que o usuário baixe informações e imagens de alta resolução referentes aos filmes que possui no disco rígido. O Movie411 se destaca pela simplicidade e também pela rapidez com a qual retorna o resultado das buscas.

Uma vez que o título seja digitado no campo de busca do programa, bastam alguns segundos para que o usuário tenha sinopse, relação de elenco e diretores, além das imagens do filme desejado. O legal é que você ainda pode escolher que informações deseja baixar para o disco rígido.

O Movie411

Griffith

Griffith é um aplicativo gratuito e em português para o gerenciamento de um catálogo de filmes. O programa importa as informações sobre os filmes diretamente do banco de dados de sites especializados em cinema. Basta digitar o título da película, em português ou no idioma original e iniciar a busca.

O programa possui ainda um sistema de sugestões, o qual ajuda o usuário na difícil tarefa de escolher um filme para assistir entre as dezenas de títulos que possui no HD. Um sistema de busca inteligente facilita na hora de encontrar os dados de algum filme presente na lista.

O aplicativo

CATVids

O CATVids é,talvez, um dos aplicativos mais completos do gênero no que diz respeito às informações dos filmes. Isso porque, além dos dados comuns, o aplicativo permite que o usuário insira alguns extras, como tempo do filme, tipo, local de compra do DVD/Blu-ray e preço. Apesar disso, o aplicativo possui a desvantagem de ser pago.

Ainda assim, a interface bem organizada e a facilidade de acesso aos títulos chamam a atenção do usuário. O programa também faz uso da base de dados o IMDb para trazer até você a ficha técnica completa e algumas imagens dos filmes.

O CATVids

EMDB

O EMDB é um aplicativo para catalogar DVDs de séries televisivas e filmes, adicionando informações especiais sobre os títulos, tais como versão do diretor, classificação etária, gênero e se você já assistiu ou não. A aplicação está disponível em diversos idiomas, entre eles o português.

Assim como os softwares citados anteriormente, o EMDB também permite o download das informações de cada título, seja seriado ou filme, por meio da internet. Sua interface simples e prática chama a atenção dos usuários.

O EMDB

Filmoteca

Filmoteca é um programa gratuito que serve para catalogar seus filmes e ter maior controle sobre os títulos presentes no disco rígido. A aplicação é totalmente em português e faz uso de cinco bancos de dados de filmes diferentes, garantindo a disponibilidade do maior número de títulos possível. O aplicativo possui versão cliente e servidor.

Movienizer

Assim como os demais aplicativos, o Movienizer permite que o usuário catalogue a coleção de filmes, seriados e demais arquivos do gênero. Além de possuir uma interface simples, que permite a pesquisa de filmes por diferentes critérios, você pode personalizar o conteúdo a ser exibido em cada página (resenhas, imagens, biografias, comentários, etc.).

Exibindo a interface do programa

Um dos diferenciais do aplicativo é que ele possui um tocador de vídeo próprio. Dessa forma, o usuário pode associar o arquivo do filme ao nome e assisti-lo diretamente no Movienizer. Além disso, o usuário também pode acompanhar toda a história dos seus atores e atrizes preferidos e ficar por dentro dos projetos futuros dos diretores de cinema.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.