As capturas de movimento mais espetaculares dos cinemas e games

3 min de leitura
Imagem de: As capturas de movimento mais espetaculares dos cinemas e games
Imagem: The Hobbit Pictures

A computação gráfica surgiu no universo do cinema como uma grande benção, poupando as produtoras de filmes de utilizar as antigas e ultrapassadas técnicas de efeitos especiais, além de exigir um custo menor para ser executada. O único problema é que os modelos 3D que são utilizados para reproduzir certos personagens não imitam perfeitamentea naturalidade da movimentação de uma pessoa, dando um trabalho absurdo para os animadores concluírem uma única cena.

Para contornar essa limitação, foi desenvolvido um método conhecido como captura de movimento, que é conhecido também como mocap ou motion capture. Trata-se de uma técnica de gravação que envolve a transposição de todos os movimentos realizados por um ator para um modelo virtual. É essa a técnica que foi responsável por muitas criaturas e personagens de grandes filmes e games.

Confira a lista com as melhores capturas de movimentos que já existiram no mundo dos jogos eletrônicos e filmes:

The Last of Us

Você pode até não achar que este título desenvolvido pela empresa Naughty Dog é o melhor jogo de 2013, mas não podemos negar que ele impressiona pela dramatização excelente das cenas, que só foram possíveis devido à ótima atuação de Troy Baker e Ashley Johnson (respectivamente, os personagens Joel e Ellie). Confira abaixo um dos vídeos do making of, trazendo o "final alternativo" do jogo, com direito a musical e tudo mais! (spoilers à vista, cuidado).

Avatar

A ficção científica de James Cameron recebeu destaque nas telas do cinema por apresentar o universo de Pandora com efeitos especiais eletrizantes e versões em 3D que fizeram os gigantes azuis saírem literalmente do filme. Entretanto, o nível de realismo das cenas só foi possível devido à utilização constante do mocap, tornando a experiência ainda mais impressionante, com cenas dramáticas e cheias de ação interpretadas por atores.


Piratas do Caribe

A série de filmes que conta as aventuras do pirata Jack Sparrow conquistou todos com um longa surpreendente atrás do outro. Entre personagens memoráveis, não podemos esquecer do lendário Davy Jones. Para dar vida à criatura, o ator Bill Nighy aceitou o desafio de se transformar no misterioso capitão do navio Holandês Voador.

Senhor dos Anéis e O Hobbit

Se você é fã de carteirinha da adaptação da majestosa obra de J. R. R. Tolkien, o nome do ator Andy Serkis provavelmente não lhe é estranho. Trata-se do homem responsável por criar toda a movimentação do hobbit degenerado Gollum. O resultado do trabalho é um dos mais impressionantes, pois, além de ter uma ótima expressão corporal, Serkis conseguiu transpor com perfeição a voz grotesca do personagem.

Planeta dos Macacos

Se a antiga e clássica série de filmes “Planeta dos Macacos” já era um grande sucesso, o que dizer do sucessor? Além de complementar toda a história original com o início da ascensão dos primatas, ele ainda conta com a participação de Andy Serkis (sim, ele de novo). Desta vez, o ator interpreta o chimpanzé César e faz bonito novamente ao reproduzir todos os padrões de movimento do animal. Confira abaixo Serkis "soltando a macaca" no longa que logo receberá sua sequência:

Os Vingadores

Seguindo a tendência das adaptações de HQs para o universo dos cinemas, “Os Vingadores” acabou impressionando o público ao trazer os heróis mais populares da Marvel em cenas de tirar o fôlego. Falando em tirar o fôlego, Mark Ruffalo nem precisou ficar furioso para ficar verde e mostrar por que Hulk é um dos personagens mais fortes e majestosos dos quadrinhos.

Beyond: Two Souls

A Quantic Dream conseguiu a façanha de juntar Ellen Page e Willem Dafoe em um único jogo. Com uma proposta bem semelhante a Heavy Rain, você acompanhará um enredo muito emocionante que envolve o mundo além do que nós conhecemos. Agora é esperar por mais títulos assim nos próximos anos!

O que você achou desta seleção de mocaps? Esquecemos de mencionar algum jogo ou filme relevante? Participe nos comentários!!!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.