Windows Movie Maker: efeito Fade In

2 min de leitura
Imagem de: Windows Movie Maker: efeito Fade In

Entusiastas, profissionais ou iniciantes na arte de edição de vídeo, todos conhecem o Windows Movie Maker especialmente por ele ser um dos componentes instalados juntamente com o Windows. Também, de uma forma geral, ele é um programa de fácil utilização permitindo criar vídeos caseiros com uma série de recursos e efeitos mesmo para quem não tem experiência.

O layout oferecido pelo programa para a organização dos elementos para posterior montagem dos vídeos é composto por uma storyboard ou “linha do tempo”. Entre os elementos para criação de efeitos disponíveis no programa, temos o Fade In em duas versões: a partir do branco ou do preto.

Para que serve o Fade In

Este efeito costuma ser largamente utilizado para começar vídeos, para que a imagem não apareça simplesmente na tela vinda de lugar nenhum, suavizando este início com um fundo (no caso do Movie Maker pode ser preto ou branco) que gradativamente se torna a figura inicial ou a próxima no caso de transição entre cenas.

Outra utilização caracteriza a divisão de tempos ou quadros, como o fim de algo para um “novo início” ou o “despertar de um sonho”. Da mesma forma que o efeito se aplica a imagens, ele também altera o som, para que ele comece em um tom um pouco mais baixo e vá aumentando gradualmente.

Para entender melhor a utilidade deste efeito, concentre-se por alguns minutos e pense em como um filme costuma começar. Tente também mentalizar como é feita uma troca de imagens com relação a uma grande passagem de tempo ou quando uma história termina para que outra comece. Certamente, você notaria a diferença se o efeito não fosse aplicado.

Como inserir o efeito

Há mais de uma forma de isto ser feito e para que você possa escolher aquela que fique mais fácil ou mais apropriada, abaixo elas serão detalhadas.

Você pode escolher nas opções de “Editar”, “Efeitos”. Localize o Fade In e “clique e arraste” o efeito até a imagem na qual você deseja que ele seja inserido.

Clicando e arrastando até a imagem para aplicar o efeito

Outra forma é clicando com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecionando a opção Fade In. Neste caso, será selecionado Fade In a partir do preto.

Selecionando a opção Fade In no menu de contexto

Ou, ainda, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem, selecione “Efeitos”.

Selecionando efeitos no menu de contexto

Na lista que será exibida, localize o Fade In e clique no botão “Adicionar”.

Adicionando o efeito

Agora, você já sabe como utilizar este efeito que embora seja simples faz toda a diferença nos filmes. E aguarde que em breve serão publicadas novas dicas para você dar toques cada vez mais profissionais em seus filmes, utilizando o Windows Movie Maker.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.