Nas terças-feiras, funcionários do Facebook vão usar internet lenta

1 min de leitura
Imagem de: Nas terças-feiras, funcionários do Facebook vão usar internet lenta
Imagem: SS +

O Facebook está lançando uma campanha opcional para seus empregados que promete ajudá-los a entender melhor como é a experiência do público da rede social com uma internet mais lenta. Trata-se das “2G Tuesdays” (“Terça-Feiras 2G”, em português), um evento que vai ocorrer em todas as terças-feiras no QG da companhia e que permite aos funcionários se conectarem, por uma hora, a uma rede de conexão 2G.

Como dito antes, a ideia com a iniciativa é mostrar ao público do site como é acessar o Facebook através de redes mais lentas, que são grande maioria em países emergentes e quase inexistentes na América do Norte. Dessa maneira, a empresa espera ajudar seus funcionários a entenderem melhor como pode ser frustrante esperar dois minutos para carregar uma única página – e como otimizar a interface do serviço para tais limitações.

“Pessoas estão ficando online a uma taxa assustadora em mercados emergentes e na maioria dos casos estão fazendo isso através de conexões 2G. Mas no lado ruim das redes 2G, pode levar em torno de dois minutos para baixar uma página web. Nós precisamos entender como as pessoas usam o Facebook em diferentes conexões de internet em todas as partes do mundo para que possamos construir a melhor experiência para eles”, disse um porta-voz da rede.

Tudo por uma experiência melhor

Vale notar que a iniciativa já acontecia pela empresa, ao menos em parte: como parte de seu trabalho, a equipe de engenharia do Facebook está constantemente simulando conexões 2G, e até mesmo viajando para países como Índia e Quênia, justamente para tal. A ideia, no entanto, é trazer isso para todo o resto dos funcionários.

Nem tudo nessa experiência são más notícias, é claro. “Eles vão ver lugares que nós precisamos melhoras em nosso produto, mas eles também vão ver lugares em que nós fizemos um bom progresso”, explicou Tom Alison, diretor de engenharia do Facebook.

Vamos torcer que, com isso, nossa experiência de navegação no Facebook melhore como um todo – e que essas mudanças não demorem a chegar.

Você acha que o Facebook vai continuar sendo a rede social com mais usuários por quanto tempo? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.