Facebook renomeia Internet.org para “Free Basics”

1 min de leitura
Imagem de: Facebook renomeia Internet.org para “Free Basics”

O Facebook lançou há algum tempo o site/app gratuito Internet.org. O serviço tem por objetivo levar conteúdo e ferramentas úteis a comunidades carentes que geralmente não têm acesso a conexões tradicionais de internet.

Embora o projeto tenha obtido resultados interessantes em países como a Índia, muitas instituições criticaram a iniciativa alegando que o sistema quebra várias regras da neutralidade de rede ao oferecer acesso gratuito a conteúdo pré-selecionado que beneficia o próprio Facebook.

A pressão parece ter trazido resultados, já que o Facebook acabou de renomear o site e app para “Free Basics”. A página antiga, pelo menos por enquanto, ainda dá acesso aos aplicativos. Outra novidade é que o suporte a HTTPS com criptografia end-to-end agora é completo, garantindo muito mais velocidade ao aplicativo.

O website oferece aproximadamente 250 serviços gratuitos em 19 países considerados carentes e a conexão quase sempre é feita através de acordos entre o Facebook e empresas de telefonia móvel. Em alguns lugares, no entanto, apenas algumas operadoras garantem acesso à plataforma.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.