Para reduzir perfis hackeados, Facebook testa nova ferramenta de segurança

1 min de leitura
Imagem de: Para reduzir perfis hackeados, Facebook testa nova ferramenta de segurança
Imagem: Facebook

Além de pais, tios e avós que postam fotos vergonhosas de seus parentes na infância e pessoas que discutem por qualquer assunto, ter seu perfil hackeado é uma das coisas mais chatas que podem acontecer no Facebook – pelo menos quando isso não é só uma desculpa para se redimir de alguma postagem. A empresa de Mark Zuckerberg tem trabalhado duro para aumentar a segurança dos usuários na rede social e, na última quarta-feira (27), lançou um novo modo de garantir uma experiência tranquila através do recurso Security Checkup.

Já há algum tempo, a companhia tem implementado ferramentas e pensado em novas formas de facilitar a proteção das contas criadas no site, como foi o caso da adição do sistema de Trusted Contacts, no qual seus amigos mais fieis podem dar uma mãozinha caso você tenha dificuldades em logar no seu próprio perfil. Porém, essa e grande parte das outras medidas preventivas exigem que haja um empenho do próprio usuário em ir atrás das funcionalidades e configure cada aspecto na mão.

Usuário é guiado pelo processo de fortalecer a segurança de sua conta por meio de etapas simples.

Com o Security Checkup a história é um pouco diferente, uma vez que a nova ferramenta surge como um quadro adicional na timeline do internauta, como já acontece com pesquisas feitas regularmente pelo time de desenvolvimento do Facebook. Se a opção surgir durante sua navegação na página, basta clicar nela para que uma pequena janela se abra oferecendo um verdadeiro guia passo a passo para sua segurança.

Entre os pontos abordados em uma série de etapas estão coisas como atualização de senha, conferência rápida de quais dispositivos ou computadores têm acesso ou estão logados ao seu perfil e possibilidade de ativar todo tipo de alerta para indicar alterações maliciosas em suas preferências na rede social. Claro que é possível fazer tudo isso e muito mais pelo menu padrão de segurança do site, mas o Security Checkup age, com certeza, de forma mais amigável.

Como o recurso é novo e está sendo testado em levas, ainda não é todo mundo que tem acesso ao sistema. De qualquer maneira, se ficou interessado em dificultar o trabalho dos “hackers” de plantão, vale a pena dar uma passada no link do Facebook dedicado a como manter sua conta segura, que explica detalhadamente cada opção do menu de segurança.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.