Tutorial: como ficar totalmente invisível no Facebook

3 min de leitura
Imagem de: Tutorial: como ficar totalmente invisível no Facebook
Imagem: Thinkstock

Muita gente adora usar o Facebook para ver as atualizações das outras pessoas, mas detesta receber notificações ou, pior, saber que há estranhos (ou até amigos) vendo tudo o que é postado na sua conta.

Pensando nesse tipo de gente que valoriza a privacidade virtual mais que tudo, mas não quer apagar a conta, o site Business Insider montou um passo a passo para tornar qualquer um "invisível" no Facebook.

Quem seguir todo o tutorial ficará com a conta nas seguintes condições: ninguém poderá conferir as suas fotos, ver as novas atividades ou saber os pontos de check-in. Amigos podem ainda checar informações básicas do perfil — e esse é o máximo de dados disponíveis.

1. Ninguém vê o que você posta

Acesse a janela de opções do Facebook (clique em "Configurações" na seta ao lado da aba de notificações ou acesse este link). No item "Privacidade", vá até "Quem pode ver minhas coisas?" e selecione "Somente eu".

Depois, vá em "Limitar publicações passadas" e confirme a operação clicando no botão mostrado na imagem acima. Isso fará com que todas as postagens anteriores à alteração da configuração só fiquem disponíveis para você mesmo.

2. Menos amigos e recados

Ainda em "Privacidade", vá para a opção "Quem pode entrar em contato comigo?" e deixe a caixa em "Amigos de amigos". Isso não acabará com todos os pedidos de amizade, mas limitará o número de solicitações.

Logo abaixo, em "De quem desejo filtrar as mensagens na minha caixa de entrada?", coloque "Filtragem restrita". Todos os recados recebidos de estranhos serão automaticamente enviados para a aba "Outros".

Para diminuir o número de pessoas que encontram você pelo email, seja o cadastrado na conta ou o @facebook.com, vá em "Quem pode me procurar". No primeiro item, troque a caixa de "Todos" para o item "Amigos". Faça o mesmo procedimento na questão abaixo, relativa ao número de telefone.

No último item da janela, "Você deseja que outros mecanismos de busca exibam um link da sua linha do tempo?", selecione "Não". Com isso, ninguém será capaz de achar o seu perfil no Facebook se jogar o seu nome no Google, por exemplo.

3. Limitando a Linha do tempo

Ainda na janela de configurações, vá para a aba "Linha do tempo e configurações de marcações". Clique em todas as opções "Editar" e selecione os itens "Somente Eu" em todos os locais possíveis.

Mantenha também o segundo e quinto itens em "Ativado" e o útlimo em "Ninguém", como mostra a imagem. Isso faz com que você possa revisar o que as pessoas postam ou quem elas marcam na sua Linha do tempo antes que o conteúdo se torne público, evitando constrangimentos.

4. Só amigos como seguidores

Na aba "Seguidores", vá até o primeiro item, "Quem pode me seguir". Selecione a opção "Amigos" para que somente seus contatos adicionados sigam as suas atividades.

5. Sem nome vinculado a anúncios

Para impedir que seu nome ou a sua foto sejam utilizados em anúncios (seja publicidade ou páginas que você curtiu, por exemplo), vá até a aba "Anúncios" das configurações. No item "Sites de terceiros, mude a configuração para "Ninguém". Salve as alterações e repita o mesmo procedimento em "Anúncios e amigos".

6. Restrinja aplicativos

Por fim, na aba "Aplicativos", é hora de mudar as informações disponíveis para serviços de terceiros que usam a sua conta do Facebook. Em "Aplicativos, sites e plug-ins", vá em "Editar" e desative a plataforma. Em "Versões antigas do Facebook para dispositivos móveis", troque de "Amigos" para "Somente Eu". Essa última alteração diz respeito a postagens feitas por versões antigas do Facebook em celulares antigos.

...

Pronto! Assim, você fica fora do radar de Mark Zuckerberg e de pessoas indesejadas. Se você preferir, é possível selecionar somente alguns dos passos acima para uma filtragem mais seletiva. Bom sumiço!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.