Agora você pode deixar a sua conta do Facebook de herança para alguém

1 min de leitura
Imagem de: Agora você pode deixar a sua conta do Facebook de herança para alguém
Imagem: Facebook

Gerenciar a conta de um ente querido que faleceu é a última das preocupações de amigos e familiares, mas o Facebook anunciou uma novidade na rede social que pode transformar perfis em uma espécie de memorial de quem já nos deixou.

A novidade foi batizada de "contrato de legado" e é uma espécie de testamento virtual cuja única herança é o controle da conta do Facebook após a morte do dono. Anteriormente, uma página em forma de memorial até era oferecida pelo site, mas não havia como gerenciá-la.

Depois do falecimento, um amigo ou familiar selecionado ganha o poder de alterar o nome e a foto do perfil, gerenciar solicitações de contatos e escrever uma postagem que é fixada no topo da linha do tempo da pessoa — avisando sobre serviços funerários ou homenagens, por exemplo. Acima do nome, é adicionado ainda o texto "Em memória de".

Para respeitar a privacidade e evitar confusões, a pessoa selecionada pelo contrato não é capaz de ver mensagens privadas ou realizar postagens no nome do falecido. Caso o herdeiro prefira, é possível também pedir a exclusão definitiva do perfil.

Como ativar o contrato

Acesse as configurações do seu Facebook, vá até a aba "Segurança" e selecione a opção de assinar um contrato de legado. Em seguida, é preciso selecionar a pessoa escolhida, que pode ser notificada via mensagem automática.

O usuário ganha automaticamente a permissão de baixar postagens, fotos e informações de perfil compartilhadas pelo usuário. Por enquanto, essa função está disponível somente nos Estados Unidos, mas não deve demorar para chegar a demais países e idiomas no Facebook.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.