"Não foi hacker!": Facebook assume culpa pela queda nesta madrugada

1 min de leitura
Imagem de: "Não foi hacker!": Facebook assume culpa pela queda nesta madrugada

Nesta madrugada, milhões de internautas ao redor do mundo sofreram com quedas em algumas das maiores redes sociais: Facebook e Instagram. Alguns tiveram problemas com lentidão e instabilidade, enquanto outros foram completamente impedidos de utilizar os serviços — resultados comuns em quedas de grandes servidores. Mas quais seriam as causas dessa queda tão abrupta nos servidores do Facebook?

Inicialmente houve algumas suspeitas de ataque hacker, principalmente depois que o grupo LizardSquad postou uma mensagem no Twitter dizendo que havia derrubado servidores do Facebook, Instagram, Tinder, AIM e Hipchat. Apesar da postagem, muitos responderam dizendo que seus sistemas estavam normais — sendo que apenas as contas conectadas ao Facebook estavam instáveis.

Algum tempo depois, a informação do grupo hacker foi desmentida pelo próprio Facebook, que assumiu a culpa pelas falhas. Em um comunicado oficial, a rede social revelou: “Mais cedo, muitas pessoas tiveram problemas para acessar o Facebook e o Instagram. Isso não foi resultado de um ataque externo, mas aconteceu depois que fizemos uma alteração que afetou nossos sistemas de configurações”.

A mensagem do serviço também dizia que os engenheiros “agiram rápido e os dois serviços já estão 100% disponíveis para todos”. Apesar de ter sido uma falha rápida — com duração de cerca de uma hora —, muitos correram para o Twitter para tentar encontrar soluções para o problema. Em pouco tempo, a hashtag #facebookdown foi para os tópicos mais comentados no serviço.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.