Como reativar o chat do Facebook no Android, dispensando o uso do Messenger

1 min de leitura
Imagem de: Como reativar o chat do Facebook no Android, dispensando o uso do Messenger

O Facebook recentemente desativou a função de chat do seu aplicativo, obrigando os usuários a se comunicarem de forma instantânea exclusivamente através do aplicativo Messenger. Porém, os incansáveis integrantes do fórum XDA sempre conseguem driblar essas diretrizes, e arrumaram uma forma de resolver essa questão, devolvendo as habilidades de chat ao aplicativo principal da empresa.

Segundo o próprio Mark Zuckerberg, criador do Facebook, o motivo da separação foi devido ao fato de que aplicativos de mensagens precisam ser mais rápidos e fluídos, algo que só pode ser alcançado com a experiência de um sistema único.

O que é bom e ruim

Porém, de acordo com o site de notícias Phone Arena, o Messenger suga mais bateria, exige mais 17 MB de espaço do sistema e consome memória RAM extra, além de não permitir desativar as notificações de uma vez e para todos os contatos.

O Messenger é bonito, rápido e conta com recursos interessantes para troca de mensagens instantâneas. Mas opções são sempre bem-vindas, e ter a chance de desinstalar o aplicativo para trocar mensagens diretamente através do app principal do Facebook não é uma má ideia. Vamos ao passo a passo para reativar a funcionalidade?

Reativando

1. Para reativar o recurso de chat do Facebook, o primeiro passo é desinstalar o Messenger do seu aparelho.

2. Em seguida, faço o download do Facebook Chat Re-enabler através deste link. Assim que o arquivo APK for baixado, instale-o no seu smartphone.

3. Depois, é só abrir o aplicativo do Facebook e voltar a conversar com seus amigos diretamente através do programa.

Vale lembrar que as atualizações do Facebook podem inutilizar o APK. Para resolver isso, basta apenas você desativar as atualizações automáticas. Os desenvolvedores do fórum XDA também devem trabalhar em patchs de correção para manter o recurso atualizado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.