Zuckerberg explica por que o Facebook Messenger exige um app separado

2 min de leitura
Imagem de: Zuckerberg explica por que o Facebook Messenger exige um app separado

Ontem, o CEO do Facebook realizou uma sessão de perguntas e respostas para conversar com desenvolvedores, consumidores e jornalistas que tinham dúvidas acerca dos rumos e direcionamentos da rede social. Mark Zuckerberg aproveitou a ocasião para responder a uma questão que muitos consumidores fizeram no decorrer dos últimos meses: “Por que somos obrigados a instalar um app próprio para o Messenger?”.

Pois ele respondeu tudo com bastante clareza e deixou bem claro porque o Facebook Messenger não pode mais ser usado pelo aplicativo-padrão da rede social. Em resumo, Zuckerberg disse que os apps de mensagens precisam ser mais rápidos e fluidos, algo que só pode ser alcançado com a experiência de um sistema único. Confira abaixo a resposta dele na íntegra, traduzida pelo TecMundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A resposta de Zuckerberg

“Eu fico agradecido por essas questões, pois elas nos mantêm honestos. Nós precisamos explicar claramente porque pensamos que isso é bom. Pedir para todo mundo na nossa comunidade é um grande pedido e eu agradeço por ter funcionado e até mesmo causado certo desconforto. Nós queríamos fazer tudo isso porque acreditamos que isso será uma experiência melhor. Enviar mensagens tem se tornado cada vez mais importante e no Mobile, cada app precisafocar em uma coisa para que seja feito bem — nós pensamos.

A primeira proposta do app do Facebook está nos Feeds de atualizações. Enviar mensagens é algo que as pessoas estão fazendo mais e mais e as pessoas chegam a trocar 10 bilhões de mensagens por dia, mas para conseguir isso você precisava esperar que o app carregasse uma aba diferente. Nós percebemos então que os principais apps de mensagens são exclusivos para isso, sendo mais rápidos e focados.

Você provavelmente conversa com as pessoas 15 vezes por dia. Ter que ir em um app e passar por várias etapas até conseguir conversar é um processo lento e causa desconforto. Enviar mensagens é uma das poucas coisas que as pessoas fazem mais do que usar redes sociais. Em alguns países, 85% das pessoas estão no Facebook e 95% estão utilizando serviços de SMS ou de mensagens. Pedir para que as pessoas instalem um novo app pode ser algo doloroso, mas nós queremos focar no bom serviço  e precisamos construir algo dedicado para essa experiência. Nós construímos isso para toda a comunidade.

Mas por que não permitir que cada pessoa escolha se deseja ou não instalar o app? A razão está no fato de que estamos tentando construir um serviço bom para todos. O Messenger é mais rápido e mais focado e se você está usando ele, pode responder as mensagens com mais rapidez. Se seus amigos demoram para responder, você pode não conseguir resolver tudo em tempo. Foi uma das coisas mais difíceis que já fizemos, pois envolve escolhas.

Nós percebemos que tínhamos uma grande quantidade de ganhos em alguns termos e acreditamos que prover um app próprio para as mensagens pode fazer com que a experiência seja mesmo boa. Temos algumas das pessoas mais talentosas trabalhando nisso.”

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.