Facebook lança Rooms, aplicativo para iOS semelhante ao Reddit

1 min de leitura
Imagem de: Facebook lança Rooms, aplicativo para iOS semelhante ao Reddit

A Facebook Creative Labs anunciou hoje, dia 23, que está lançando um aplicativo para iOS que permite que o usuário crie salas de discussão de tópicos e convide seus amigos — definindo como preferir a privacidade das mesmas. O nome? Rooms.

A referência mais próxima da ferramenta é o Reddit. Porém, o Rooms tem mais recursos multimídia e é mais “discreto”, permitindo que somente aqueles que foram convidados para a sala possam vê-la — o usuário que a criou também pode fazer um convite geral através de um código QR, mas não há exibição de Trending Topics.

No blog oficial do app, a descrição é a seguinte: “Uma sala é um feed de fotos, vídeos e textos — nada muito diferente daquele que você tem no Instagram e no Facebook — com um tópico determinado por quem o criou a sala. Os primeiros usuários já criaram salas para tudo, desde vídeos de beatbox e parkour até fotos de refeições.”

Antiquado? Talvez

Aparentemente, o Facebook quer trazer de volta a experiência das salas de bate-papo e fóruns, mas entregando recursos de foto e vídeo e dando ênfase na utilização do serviço como aplicativo para dispositivos móveis.

Entretanto, o sistema de divulgação dessas salas ainda parece muito antiquado. Ao criar uma sala, um código QR é gerado. Essa imagem pode ser enviada por mensagem ou publicada para todos os seus contatos. Somente lendo o código com a câmera do celular outras pessoas podem fazer parte da sala — processo que parece desnecessariamente complicado.

Se você está buscando um tema específico, como por exemplo “Android Lollipop”, não há como descobrir se há salas discutindo isso, para que você possa entrar ou solicitar participar.

O Facebook tentou pegar parte do público do Snapchat em 2012 com o Poke e há alguns meses com o Slingshot, mas parece que não deu muito certo. De qualquer forma, a chegada do Rooms é no mínimo intrigante e vai despertar olhares curiosos, pelo menos por um tempo, para saber se o serviço cai nas graças do povo e vira mania. Enquanto aguardamos, você pode dar uma conferida, acessando o app no iTunes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.