Facebook testa recurso que insere tag "Sátira" em frente a notícias falsas

1 min de leitura
Imagem de: Facebook testa recurso que insere tag "Sátira" em frente a notícias falsas
Imagem: The Next Web

Informações duvidosas são veiculadas volta e meia pelo feed de notícias do Facebook – em junho deste ano, por exemplo, uma matéria falsa acerca da “morte de Schumacher” fez com que usuários da rede social ficassem suscetíveis a um golpe online. E a veiculação de novidades satíricas não é um fenômeno que atinge apenas páginas de brasileiros, naturalmente.

Fato é que o Facebook parece estar disposto a colocar fim às dúvidas de usuários norte-americanos. Acontece que o periódico The Onion, portal responsável por publicar de forma descarada notícias que agem como sátira a determinados acontecimentos, agora estampa a tag “Satire” (“Sátira”) em notícias relacionadas a uma ou outra matéria lida pelos internautas.

Atualmente em fase de testes, o mecanismo de esclarecimento a fatos funciona da seguinte maneira: artigos “curiosos” publicados pelo site The Onion são exibidos de forma tradicional pelo feed de notícias dos usuários. Se o internauta clica sobre uma notícia, outras novidades relacionadas aparecem logo em seguida; a tag “Satire” é então exibida em frente às matérias que se correspondem com o tema lido (imagem abaixo).

“Estamos realizando um pequeno teste que mostra a tag “Sátira” em frente a links que direcionam os internautas a textos satíricos em matérias relacionadas exibidas pelo feed de notícias. Isto está sendo feito porque usuários solicitaram o desenvolvimento de um mecanismo que deixasse clara a diferença entre notícias verdadeiras e falsas”, disse um porta-voz do Facebook ao site Ars Technica.

Como o novo recurso não foi implementado de forma plena junto ao feed de notícias de usuários norte-americanos, nem todas as notícias falsas contam com a tag “Sátira” inserida em frente a seus títulos. Mas o esclarecimento a artigos falsos não compromete a natureza de sites de entretenimento que publicam notícias satíricas? De todo o modo, a tag “Sátira” aparece em publicações feitas pelo portal The Onion. Não se sabe, assim, se o teste será estendido a demais portais que postam novidades nem sempre verdadeiras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.