Facebook testa notificação na tela de bloqueio do Android; veja como ativar

2 min de leitura
Imagem de: Facebook testa notificação na tela de bloqueio do Android; veja como ativar
Imagem: TechnoBuffalo

O Facebook está testando um novo sistema de notificações para a versão do aplicativo desenvolvido para Android que permitirá aos usuários conferirem novidades da rede social diretamente na tela de bloqueio.

Quem usa a versão de testes do programa já deve estar aproveitando desta novidade, que agora exibe pedidos de solicitação de amizade e interações na própria lockscreen. O visual de cada notificação é bem parecido com a de um card do Google Now, com a foto da pessoa e a descrição da notificação.

Nos rastros do Android L

Coincidência ou não, uma das grandes novidades que chegarão junto com o Android L são as notificações na tela de bloqueio do aparelho – algo que já existe há anos no iOS, mas que nunca tinha dado as caras oficialmente no sistema do robô.

Dessa forma, o Facebook está se antecipando a uma das novidades do SO da Google, mostrando que a empresa está bem atenta à versão do aplicativo para Android. Além disso, o recurso é praticamente idêntico aquele visto no Facebook Home. E para usar esse sistema de notificação novo, não é preciso ter instalado o Android L.

Como ativar no seu Android

A novidade aparentemente funciona em qualquer dispositivo com Android. Porém, não é garantido que o recurso estará disponível para todos os usuários da versão de testes. Ao TechCrunch, o Facebook afirmou que a atualização foi disponibilizada apenas para um pequeno grupo

Para descobrir se você é um dos usuários escolhidos, tudo o que precisa fazer é tornar-se um testador da versão de testes do aplicativo. Basta seguir os seguintes passos abaixo e testar a versão do sistema.


Como funciona

Ao tocar na notificação, você será direcionado diretamente para o Facebook, após desbloquear a tela. Para ignorar a mensagem, basta apenas deslizar o dedo para cima, mantendo o dispositivo bloqueado.

Todas as notificações serão empilhadas umas em cima das outras, de vários remetentes diferentes. Para não receber mais notificações na tela de bloqueio, pasta clicar no ícone no formato de três pontos que fica no canto superior direita da tela.

Lembrando que este é um recurso experimental, ou seja, pode ser que ele não apareça na versão final do Facebook. O sistema de notificações do Android L deverá se sobrepor a este recurso, mas a empresa ainda vai beneficiar todos os usuários que não atualizarão seus aparelhos para a nova versão do SO.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.