3 formas de ver o que está rolando no Facebook sem ter que acessá-lo

5 min de leitura
Imagem de: 3 formas de ver o que está rolando no Facebook sem ter que acessá-lo

Depois de tantas mudanças visuais e da distribuição das timelines no Facebook, muitas pessoas acabaram desanimando de usar essa rede social como antigamente; mesmo assim, apagar a conta parece um ato extremo demais.

Outro problema grande é a quantidade exagerada de spam, tanto vinda dos próprios usuários — quem nunca compartilhou uma atualização de joguinho, mesmo que sem querer? — quanto em formato de propagandas e posts patrocinados.

A solução, para quem cansou da rede social, é continuar a usar o Facebook apenas para acompanhar os seus melhores amigos e para conversar com eles, mas sem, de fato, acessar constantemente o serviço. Existem três meios principais de receber essas atualizações: por email, por notificação em SMS no celular ou pelo leitor de RSS.

Para configurar isso, você vai precisar acessar a página do Facebook, no entanto. Esse é o primeiro passo para se ver livre de ter que abrir a timeline da rede social e ver tantas coisas desinteressantes até achar o que você está procurando.

Limpe o seu feed o máximo possível

Se você já está buscando alternativas para acessar a rede social sem precisar de fato abrir o app ou a página no navegador, é muito provável que já tenha desativado muitas das notificações e feeds de pessoas que você tem no Facebook — aquelas que você mantém na lista de amigos, mas não quer ver nas atualizações de status.

Se você ainda não fez isso, leia este artigo e aprenda a filtrar a sua timeline melhor. Outra opção é bloquear os aplicativos e joguinhos que ficam mandando notificações irritantes, para que elas não apareçam mais para você (leia este artigo para aprender a fazer isso). Dessa forma, você vai ter um feed sem muitos posts desinteressantes, o que pode ajudar bastante na hora de decidir continuar na rede social.

Escolha os seus melhores amigos

Porém, se você realmente quer deixar de acessar o app e a página do Facebook, é preciso primeiro fazer algumas configurações importantes, que vão permitir o envio dos posts importantes para outros meios. Acesse a sua página do Facebook e abra a lista de amigos: é hora de escolher quem você deseja seguir mais de perto.

Marque como “Melhores amigos” (Close Friends, se o seu Facebook está em inglês) todas as pessoas que você realmente quer ver na timeline. Esse recurso manda notificações sempre que a pessoa posta algo na rede social, e são essas as notificações que você pode configurar para ver mesmo sem acessar o site ou o app.

Depois de marcar todos os seus melhores amigos, é hora de arrumar o que você deseja receber deles. Possivelmente, se você tem usado a rede social sempre no navegador, os envios de email para a sua conta estão desativados, então é a hora de arrumar isso, já que agora eles serão o seu principal meio de atualização.

Configure as notificações e o envio de emails

Entre nas configurações do Facebook e vá para a aba “Notificações” para reorganizar tudo o que você vai receber por email. O uso dessa rede social sem o acesso pelo navegador é bem diferente, então é bom dar uma olhada em todos os tipos de alerta, mesmo os que você já tenha configurado isso antes.

No campo “Email”, clique em “Editar” e revise toda a lista de bloqueios que você havia feito anteriormente. Habilite tudo o que você considerar importante saber, como posts dos melhores amigos, notificações de novos contatos e muito mais. O Facebook permite que você seja bem criterioso e indique detalhadamente o que deseja receber.

Depois de fazer isso, vá até o campo “Melhores amigos”, nessa mesma página. Escolha receber as notificações de postagens destes contatos também por email; desta forma, tudo o que eles postarem vai para o seu email e você não precisa abrir o Facebook para saber o que está acontecendo com aqueles que você mais gosta.

Configurando as mensagens SMS

O segundo meio de receber atualizações fora do Facebook é por SMS, mas nem todas as operadoras permitem esse tipo de recebimento. O serviço é gratuito, pela rede social, mas pode cobrar no início para que você mande a primeira mensagem para eles confirmando que deseja receber esse tipo de notificação.

Clique em “Celular” e habilite os alertas para o seu telefone, clicando em “Ativar mensagens de texto”. É preciso colocar a sua senha e você vai precisar mandar um SMS para o serviço e então esperar uma confirmação. Este método é o menos prático, já que nem todos os planos das operadoras suportam esse tipo de envio, e ele apenas avisa que alguém fez um post, mas é preciso abrir o Facebook para ver, de fato, a publicação.

Porém, o que é interessante é que este método permite que você mande mensagens de texto para a rede social e atualize o seu status sem abrir o Facebook. Dessa forma, mesmo que o site seja bloqueado onde você está ou se você só não quiser abrir a página no navegador, pode deixar os seus amigos sempre por dentro do que você está fazendo. Essas mensagens são pagas como SMSs normais enviados pela sua operadora.

Receba as atualizações por RSS

Por fim, o último meio oficial de receber atualizações dos seus melhores amigos sem precisar acessar a rede social é usando um serviço de feed, como o InoReader, o OldReader ou o Feedly. Para fazer isso, abra a página do Facebook e clique no balão das suas notificações. Escolha “Ver tudo” para mostrar mais opções em uma nova página.

Como é possível ver pela imagem, você pode clicar em “Receber notificações via: RSS” para ativar a leitura pelo seu leitor de feeds preferido. Isso é feito de maneira simples e vai direto para a caixa de leitura junto com os seus blogs e sites preferidos que você já assina via RSS.

Dessa forma, você não consegue ver os posts completos, mas é um jeito de filtrar o conteúdo que realmente vale a pena, para saber se você precisa ou não abrir o Facebook. Use essas dicas em conjunto ou separadamente e nunca mais tenha problemas com a rede social bloqueada, já que tudo o que importa pode ir diretamente para as suas mãos por vários outros meios!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.