Facebook: como criar uma senha temporária para aumentar a segurança

1 min de leitura
Imagem de: Facebook: como criar uma senha temporária para aumentar a segurança

(Fonte da imagem: Reprodução/Pixabay)

Você certamente já teve acesso ou já ouviu falar de aplicativos maliciosos que são desenvolvidos especialmente para coletar os nossos dados e usá-los ilegalmente para outros fins. Eles se disfarçam atrás das mais diversas categorias: jogos, utilitários, corporativos, finanças — qualquer coisa está valendo para nos enganar e fazer com que a gente coloque usuário e senha. Pronto, basta isso e já está feito o estrago.

Alguns aplicativos oferecem a possibilidade de nos cadastrarmos usando a nossa conta no Facebook. E, claro, os apps maliciosos não fogem à regra. O que muitas pessoas não sabem é que é possível criar uma senha temporária para acessá-los: a própria rede social faz essa tarefa para você. Ao utilizarmos a senha temporária, ninguém tem acesso à nossa senha real e estamos protegidos contra qualquer pessoa má intencionada.

  1. Para criar a sua senha temporária, faça login na sua conta do Facebook e clique na seta do canto superior direito, ao lado do cadeado.
    (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)
     
  2. Em seguida, clique em “Configurações”.
  3. Do lado esquerdo da tela, aparecerão várias opções. Clique em “Segurança”.
    (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook) 
  4. As opções abaixo serão exibidas no centro da tela. Você deve procurar por “Senha de aplicativos” e clicar no link “Gerar senhas de aplicativos”.
    (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook) 
  5. Você será informado sobre como funciona o sistema de senhas temporárias. Clique novamente em “Gerar senhas de aplicativos”.
    (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook) 
  6. Será solicitado que você digite o nome do aplicativo para o qual a senha será gerada. Em seguida, clique em “Gerar senha”.
    (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook) 
  7. Pronto. A sua senha temporária foi gerada. Atenção: anote-a em algum lugar, pois essa senha só é mostrada uma única vez! Da próxima vez que fizer login no aplicativo escolhido, use o seu usuário e a senha fornecida. Assim, sua senha real estará sempre protegida.
    (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook) 
  8. Se quiser gerar mais senhas para outros aplicativos, clique em “Próxima senha”. Isso fará com que você volte para o passo 6. Caso contrário, clique em “Concluir”.
  9. Agora, nas Configurações de segurança, aparecerá o aplicativo e a data que a senha foi gerada.
    (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook) 

E atenção: essa é uma senha de uso único. Para novo login seguro em um aplicativo, é necessário criar uma nova senha temporária (repetindo todos os passos acima), pois a antiga não funcionará novamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.