Como usar o Facebook

8 min de leitura
Imagem de: Como usar o Facebook

Por mais que o Orkut seja o mais popular site de relacionamento no Brasil, o mesmo não acontece em outros países. Nos mais variados pontos do mundo, seja na América, Europa ou Ásia, todos estão conectados ao Facebook.

Mas por que a rede social não consegue repetir o sucesso em nosso país? Além do carinho que os brasileiros têm com a rede do Orkut, uma das maiores reclamações em relação ao Facebook são referentes à dificuldade de utilização. Muitos usuários não sabem como encontrar seus amigos ou como interagir com outras pessoas.

Para acabar com esse fantasma, o Baixaki preparou um guia para que você saiba como usar todas as ferramentas da rede social. Agora você não tem mais desculpa para ficar de fora dessa mania mundial.

Criando sua conta

Pode parecer besteira ensinar alguém a criar uma conta no site, mas o Facebook possui uma peculiaridade que torna a utilização do site muito mais fácil. A própria rede social conduz o usuário e faz com que todas as informações básicas para manter seu perfil completo sejam preenchidas já nessa etapa. É um processo bastante intuitivo e didático, que fica ainda mais simples por ser completamente em português.

Sugestão de amigos durante o cadastro

Ao adicionar os dados na página inicial, o site leva-o a um processo de quatro etapas para que você preencha as informações básicas de seu perfil. Não é preciso que você responda as perguntas ou adicione os amigos sugeridos, pois é possível fazer tudo isso posteriormente. Caso queira deixar para depois, basta clicar na opção “Pular”.

Os dois primeiros passos são referentes aos seus amigos. Com base nos contatos de sua conta de email, o Facebook procura usuários já cadastrados e sugere para que você os adicione. Além disso, também é possível enviar uma mensagem para convidar outras pessoas a integrar sua rede.

Adicione sua imagem

A seguir, você deve preencher algumas informações que vão ajudá-lo a ser localizado por outros usuários. São dados simples, como a escola e a faculdade em que você estudou, assim como o local em que você trabalha. Depois é só adicionar uma foto e pronto, você já está dentro do Facebook.

Complementando minhas informações

Ao entrar em sua conta pela primeira vez, o Facebook direciona-o à página de boas-vindas. Nela é possível preencher todas as informações que você não inseriu durante o cadastro, além de outras que facilitam que outras pessoas o encontrem.

Nessa etapa, o principal é fazer com que seu perfil seja o mais completo possível. Adicione informações que você considere relevante, além de indicar seus relacionamentos e contatos.

Mural de novidades

Se você é usuário do Orkut, já deve estar acostumado com o fato de receber as atualizações de seus amigos em seu perfil. Além disso, há também o recurso “status”, que permite que você envie pequenas mensagens e que seus contatos comentem sobre aquilo.

Mural de novidades

Todas essas funcionalidades também estão disponíveis no Facebook. Ao visualizar seu perfil, perceba que existem três abas ao lado de sua foto. A primeira, chamada de “Mural”, funciona como a página inicial do Orkut e exibe todas as novidades suas e de seus amigos.

A diferença é que o envio de mensagens é mais completo no Facebook, já que você pode anexar imagens e vídeos em seus recados, o que facilita o compartilhamento de informações. Além disso, a atualização desse espaço pode ser feita por meio de ferramentas externas, como o próprio Windows Live Messenger 2010.

Fotos e álbuns

O envio de fotos e a criação de álbuns no Facebook são bastante semelhantes com os do Orkut. Ao clicar na aba “Fotos”, você é redirecionado para a área específica de imagens, que conta com todas as figuras que você adicionou ao site.

Edição de álbuns

Para criar um álbum, basta clicar no botão “Criar um álbum de fotos”. Da mesma forma que no site de relacionamento da Google, você nomeia aquele espaço e insere uma pequena descrição para explicar o que foi aquele momento. Caso queira tornar a visualização limitada a amigos, basta configurar a privacidade por meio da opção simbolizada por um pequeno cadeado.

O envio de fotos também segue um sistema parecido, com a possibilidade de atribuir legendas para várias imagens em uma só pagina, além de selecionar aquela que vai ser capa de álbum. Outro ponto é a organização das figuras, que podem ser alternadas enquanto o usuário arrasta as miniaturas da maneira que quiser.

Privacidade em fotos

Onde ficam as comunidades?

Um dos pontos que mais dificulta a adaptação de quem vem do Orkut é a inexistência de um espaço semelhante ao encontrado nas comunidades. Em vez de possuir uma área que funciona como um fórum de discussão, o Facebook utiliza um sistema de “páginas”, em que o conteúdo é atualizado e enviado para o usuário que “curtir” aquilo.

Coisas para Curtir em seu perfil

Existem dois modos de seguir essas páginas. A primeira é clicando no botão “Curtir” existente em vários locais da rede social, enquanto a outra é adicionando-as durante a configuração de seu perfil. Na opção “Gostos e Interesses”, você seleciona aquilo de que você gosta e passa a receber informações diretamente em sua página principal.

Ao contrário do que acontece no Orkut, seus gostos influenciam na utilização da rede. Enquanto no site da Google essas informações serviam apenas para mostrar seu repertório ou dizer a alguém aquilo que você curte, no Facebook isso funciona de maneira diferente.

Caso você passe a curtir a página de um filme, por exemplo, todas as novidades adicionadas pelos produtores são exibidas em sua página inicial do Facebook. Assim fica mais simples você ver vídeos em primeira mão, receber jogos e outras notícias.

Exemplo de página

Além disso, as páginas possuem vários outros recursos interativos. Além de funcionar como um perfil de usuário comum, com informações básicas e um mural de atualizações, também é possível se divertir com aplicativos e conteúdo exclusivo.

“Me add aí”.

Muito embora as páginas sejam um dos grandes diferenciais do Facebook, o ponto forte da rede social está na conectividade com seus amigos. Isso é bastante perceptível durante o cadastro, já que a cada momento o site sugere contatos para você aumentar seus relacionamentos.

As ferramentas para encontrar outros usuários são bastante variadas. O próprio Facebook indica alguém com base em informações que você inseriu em seu perfil. Pessoas que estudaram com você ou que trabalham no mesmo lugar surgem com frequência em sua tela para que você as adicione.

Sugestão de amigos

Além disso, o site também cruza outros dados para que você amplie sua rede. Amigos em comum, contatos de email e gostos semelhantes são apenas alguns critérios utilizados para conectar pessoas. O resultado é que quase sempre você conhece um ou outro usuário.

Porém, se mesmo assim você não encontrar alguém, é possível fazer uma busca mais ampla. Para isso, basta inserir o nome desejado na barra localizada na parte superior do site, da mesma forma que você fazia no Orkut.

Enviar mensagens para amigos

Já o envio de recados funciona da mesma forma que as mensagens que você insere em seu mural. Ao acessar a página de um amigo, você pode deixar um comentário, o qual outros usuários podem curtir ou responder, iniciando uma grande conversa.

Outro recurso interessante para comunicação de contatos do Facebook é a existência de um pequeno mensageiro instantâneo, localizado no canto inferior direito da tela. Caso haja algum amigo online, você pode conversar com ele pelo próprio site, em um sistema parecido com o Gtalk. Além disso, caso você utilize listas para agrupar seus amigos, pode gerenciar para que apenas algumas pessoas saibam que você está online.

Bate-papo

Joguinhos e aplicativos

Um dos grandes motivos que fazem o Facebook cada vez mais popular é a enorme quantidade de aplicativos existentes. Quem nunca ouviu falar de “Mafia Wars” ou “Farmville”? Porém, os chamados “jogos sociais” são apenas a ponta do iceberg existente dentro da rede.

Jogos do Facebook

Para adicionar um game à sua conta, basta clicar na opção “Jogos”, existente na página principal, logo abaixo de sua foto. Você é direcionado a uma página com vários títulos desenvolvidos especialmente para o Facebook e aqueles que seus amigos estão jogando. O mesmo acontece com a opção “Aplicativos”, mas com funções variadas em vez de pura diversão.

Além disso, algumas páginas possuem jogos e aplicativos específicos, seja para divulgar algo ou para fazer com que haja uma integração entre as pessoas que curtem aquele conteúdo. Um exemplo disso é o próprio Scott Pilgrim VS. The World, que possui um criador de avatar com base no visual da história em quadrinhos, e o filme Os Mercenários (The Expendables, no original), que traz um jogo no estilo dos consoles 8-bits.

Jogo de Os Mercenários

Por um pouco de privacidade

Apesar de poder se conectar com qualquer pessoa no mundo, certas informações são melhores quando ficam restritas apenas a seus amigos. Para isso, o Facebook possui um sistema bastante útil para que você configure a privacidade de seu perfil.

Seja na hora de adicionar seus dados, fotos e até mesmo a atualização do mural, é você quem decide quem pode ver o que você insere. Em cada um desses processos há uma opção simbolizada por um pequeno cadeado e é por meio dela que você configura quem pode acessar suas informações.

Configurando privacidade

Porém, você pode ajustar o nível de privacidade de sua conta de maneira bem mais ampla, em vez de ir a cada uma das funções separadamente. Ao clicar em “Configurações de privacidade” no menu “Conta”, você tem acesso a todos os recursos e aplicativos da rede social. Então basta personalizar as autorizações da maneira que você se sentir mais seguro.

Questão de adaptação

A princípio, o Facebook pode parecer um bicho de sete cabeças, com funções complicadas e até mesmo abstratas, principalmente para quem está habituado ao funcionamento do Orkut. Porém, basta utilizar por alguns minutos para que você perceba algumas semelhanças e até mesmo pontos que funcionam melhor na rede social.

Agora que você já sabe o básico do serviço, já pode se desbravar pelas infinitas possibilidades oferecidas, seja para encontrar amigos ou se divertir com os jogos e aplicativos disponíveis.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.