Facebook melhora feed de notícias para destacar posts que interessam

1 min de leitura
Imagem de: Facebook melhora feed de notícias para destacar posts que interessam

(Fonte da imagem: Divulgação/Facebook)

O Facebook está tentando resolver um problema que atinge principalmente àqueles que possuem uma longa lista de amigos. A rede social anunciou que está retrabalhando o feed de notícias para que histórias mais antigas, mas importantes, voltem a aparecer em destaque. Dessa forma, o usuário deixa de perder as atualizações que lhe interessam devido ao grande volume de novidades de seus contatos.

Tudo funciona de forma automática e o Facebook determina quais histórias são mais importantes de acordo com o total de curtidas, compartilhamentos e comentários dos colegas com os quais você mais interage. Sendo assim, a rede social é capaz de perceber qual o seu círculo de amizades próximo e prioriza de maneira diferente a lista, sem seguir apenas a sequência cronológica.

Muita coisa e pouco tempo

A escala é um dos principais problemas enfrentados pelo Facebook devido à grande popularidade do site. De acordo com dados oficiais, cerca de 1500 postagens passam todos os dias pelo feed de notícias do usuário médio, uma quantidade humanamente impossível de acompanhar a não ser que a pessoa em questão passe o dia inteiro acompanhando as novidades.

O sistema anunciado hoje surgiu de uma reclamação desse tipo, oriunda do vice-presidente de produtos do Facebook, Chris Cox. Em uma conversa, ele reclamou que uma atualização de um amigo não havia aparecido em seu feed. Na verdade, ela estava lá, mas o executivo não rolou a página o suficiente para vê-la.

Segundo Lars Backstrom, diretor de engenharia do Facebook, o que se seguiu foram meses de trabalho para desenvolver um sistema que determinasse quais histórias antigas eram importantes e em que posição elas deveriam aparecer em relação às novas. Em testes, o sistema funcionou, com a interação dos usuários com os posts aumentando 13%, um sinal de que mensagens mais importantes a eles estavam realmente sendo exibidas com mais frequência.

O Facebook informa que a novidade já está disponível para todos os usuários da rede social nos navegadores e está sendo aplicada aos poucos também nas versões para celulares e tablets.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.