Os golpes e sorteios mais zoados do Facebook

4 min de leitura
Imagem de: Os golpes e sorteios mais zoados do Facebook

Para quem possui uma fanpage no Facebook, sortear algum tipo de brinde ou produto pode ser uma ótima maneira de atrair pessoas para curtir a sua página. Por meio dos compartilhamentos, um maior número de usuários conhece um pouco mais do seu trabalho e, com o tempo, aumentam as chances de você se tornar popular na rede social.

Porém, como em quase tudo na vida, existem as pessoas que fazem as coisas de maneira séria e existem aquelas que se aproveitam da “oportunidade” para ganhar seguidores de maneira simples ou mesmo agir de má fé. E, nesse ramo, os sorteios no Facebook se tornaram nos últimos meses, um grande chamariz para os golpistas.

iPhones sem película

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Um dos primeiros golpes aplicados e, por conta disso, também um dos mais bem-sucedidos, foi o do sorteio de iPhones promovidos por uma falsa página “Apple Brasil Inc”, que ostentava o logo da empresa da Maçã com as cores da bandeira do Brasil. Mesmo o visual bem distante do padrão de marketing adotado pela empresa não foi o suficiente para fazer com que muitas pessoas desconfiassem.

A promessa era bastante tentadora, conforme dizia o texto publicado na página. “Recebemos 14 iPhones 5 64 GB que não podem ser comercializados por se encontrarem sem a película exterior da caixa. Vamos sortear os 14 iPhones através desta página a quem compartilhar esta imagem e curtir. Escolha a cor nos comentários.”

Rapidamente a “promoção” caiu no gosto popular, tanto que mais de 70 mil pessoas curtiram o post, fazendo com que a página atingisse 80 mil fãs e a imagem chegasse à marca de 200 mil compartilhamentos. O que poucos sabiam é que o post sugeria ainda um link, com URL encurtada, para uma página falsa de sorteio.

Mas o que eles ganham com isso?

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Há duas formas de enganar os usuários com golpes como esses. A primeira delas, mais simples, aposta no “fortalecimento” da página, tornando-a popular com muitos seguidores. Depois de atingir um número alto, a fanpage simplesmente muda de nome, podendo até mesmo ser comercializada para outros interessados.

Já a outra forma é mais nociva para o usuário e utiliza links encurtados para direcionar aqueles que participam do sorteio para outros sites externos, cujo conteúdo é de origem duvidosa. Nessas páginas, o usuário pode ser infectado por malwares ou acabar instalando cookies nocivos ao desempenho que ficam alojados nos arquivos do navegador.

Perco a promoção, mas não perco a piada

Logo depois que boa parte do público “descobriu” que a promoção dos iPhones não passou de uma brincadeira de mau gosto, não demoraram a surgir diversas outras piadas no Facebook com relação a promoções absurdas. Entre os prêmios curiosos, encontramos desde bolos até ônibus biarticulado. Confira algumas das mais curiosas:

Ônibus biarticulado

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Quem nunca sonhou em ter um ônibus biarticulado para chamar de seu? Pois saiba que 14 deles foram colocados para sorteio simplesmente por estarem sem a película do vidro traseiro. E o melhor de tudo: nos comentários era possível escolher ainda qual a cor do veículo, azul ou vermelha. Qual deles você gostaria de levar para casa?

Gurgel com 840 mil quilômetros rodados

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Talvez você ache que um ônibus biarticulado é muito grande, sendo difícil encontrar um bom lugar para estacionar. Então que tal colocar na sua garagem um veículo mais compacto? Essa era a ideia do sorteio de um veículo Gurgel G15, de duas portas, e que acabou de fazer a revisão ao completar 840 mil quilômetros rodados. Quem será que foi o felizardo que ganhou?

Terreno em Marte

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Adivinhe só o que aconteceu com esse terreno em Marte: ele estava sem a película protetora. Por conta disso, a administração da fanpage decidiu fazer o sorteio do terreno entre os usuários que curtissem a postagem. Ainda é possível concorrer, já que o sorteio está previsto para quando o homem chegar ao Planeta Vermelho.

Papas latinos

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Só há lugar para um papa e o posto já é do argentino Francisco. Entretanto, o Vaticano disponibilizou outros 13 papas latinos que não podem ser comercializados por estarem sem a película protetora. A brincadeira gerou quase uma centena de compartilhamentos e muitos “curtir” no Facebook.

Elefante rosa

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Você já viu algum elefante rosa por aí? Se a sua resposta foi “não”, saiba que você pode encontrar no Facebook a grande de chance de ter um paquiderme rosa para chamar de seu. Mas atenção: o animal vai chegar à sua casa sem a película protetora da tromba. Algum problema?

Enxadas

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Certamente você deve ter muitos amigos em sua timeline que você gostaria de mandar que eles fossem "carpir um lote". Mas, para isso, é preciso que eles tenham as ferramentas necessárias, não é mesmo? Esse magnífico sorteio presenteou os usuários com 14 enxadas para capinar roça, todas elas sem a película de proteção traseira.

Naves espaciais

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

De todos os presentes que você poderia ganhar no Facebook, certamente este é o mais caro e importante de todos: uma nave espacial da NASA. A Agência Espacial Norte-Americana estaria sorteando uma delas pelo simples fato de que a nave não possui uma película protetora externa. Além disso, é possível escolher a cor da espaçonave nos comentários. Você não vai ficar de fora dessa, vai?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.