Facebook Graph Search: o que você poderá fazer com a nova busca social

4 min de leitura
Imagem de: Facebook Graph Search: o que você poderá fazer com a nova busca social

Na metade do mês de janeiro, o Facebook anunciou durante uma conferência a sua nova ferramenta de buscas. Trata-se do Facebook Graph Search, um recurso que promete tornar as buscas na rede social ainda mais fáceis, ampliando as chances de você encontrar pessoas ou lugares que procura.

Diferente do que alguns especularam, o site de Mark Zuckerberg não pretende que você deixe de usar o Google ou outro buscador qualquer para as suas pesquisas habituais. A ideia é refinar as possibilidades de pesquisa dentro do próprio ambiente da rede social, permitindo novas variáveis na busca de um termo específico.

O recurso ainda está em fase de implantação - atualmente o público norte-americano testa a versão Beta do serviço -, mas aos poucos a ferramenta começa a se tornar acessível para um maior número de pessoas. O Tecmundo já conferiu de perto a novidade e apresenta para você os principais detalhes sobre o Graph Search.

Procura um restaurante perto de você? O Facebook encontra. (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Como fazer o seu cadastro

Habilitar o recurso é bastante simples, mas requer um pouco de paciência ao menos por enquanto. Tudo o que você precisa fazer é acessar o endereço facebook.com/about/graphsearch e clicar em “Entrar para a lista de espera”. Aqui, é importante ficar atento a um detalhe: segundo a página oficial do serviço, o recurso está disponível por enquanto apenas em inglês e para aqueles que são residentes nos Estados Unidos.

Conseguimos habilitar o recurso mudando o idioma da rede social para “inglês (US)” e desmarcamos a cidade atual, deixando esse espaço em branco. A função não é habilitada automaticamente. Em nossos testes, foi necessário esperar nove dias para que o recurso ficasse disponível. Você perceberá isso apenas quando acessar a página do seu perfil, já que não há nenhum tipo de aviso.

Liste de forma rápida todas as fotos que voc^curtiu em 2013. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Usando o Facebook Graph Search

A busca do Graph Search não tem como objetivo fazer com que você deixe de usar o Google para as suas buscas tradicionais. A ideia é que você possa encontrar com maior facilidade pessoas, lugares e informações dentro das páginas do Facebook. Por enquanto, as pesquisas podem ser feitas apenas em inglês, e a rede social sugere alguns termos que você pode buscar.

Por exemplo, ao digitar “photos” ele sugere termos como "photos that I liked in 2013" ("fotos que eu curti em 2013"), "photos that I posted in Curitiba" ("fotos que você postou em Curitiba") ou ainda "photos that my friends posted in 2013" ("fotos que os seus amigos postaram em 2013"). A ideia é que você possa refinar a busca, aumentando as chances de encontrar o que você realmente procura.

Os resultados, ao menos por enquanto, não são muito precisos. Apesar de o Graph Search localizar muitas informações, ainda não há opções para ordenar a busca de acordo com a relevância que você julgar necessária. Entretanto, o volume de resultados exibidos é considerável e já facilita bastante as suas pesquisas.

Quais músicas os seus amigos estão ouvindo? (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Pesquisas mais refinadas

Usando a nova ferramenta de buscas, que deve substituir a atual por completo em breve, você pode encontrar as músicas que os seus amigos estão ouvindo, amigos que praticam as mesmas atividades que você ou pessoas desconhecidas, mas que possuem gostos e interesses parecidos com os seus. Essa foi a forma encontrada pela rede social para colocar pessoas que têm afinidades similares mais próximas.

Em um primeiro momento, pode ser difícil formular as sentenças em inglês, caso você não domine o idioma. Porém, o próprio Facebook se encarrega em dar uma ajuda para você, apresentando sugestões no recurso de autocompletar. Termos partindo de palavras-chave como "photos", "music", "movies" e "games" devem ajudar muito na composição das suas frases.

Que tal pesquisar filmes que foram "curtidos" pelos seus amigos? (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Privacidade na rede social

Vamos a outro exemplo: você pode usar o Graphic Search para procurar "mulheres loiras, solteiras, que morem na mesma cidade que você e que gostem de cinema". A lista de resultados aparece em questão de segundos. Entretanto, analisando o outro lado, ter o seu perfil exposto a esse tipo de buscas pode ir contra a ideia que você tem do que seja um limite de privacidade.

Por conta disso, o Facebook fez questão de tranquilizar os seus usuários. Para que os resultados sejam exibidos na busca, é preciso que eles sejam públicos. Ou seja, se o seu perfil possui alguma configuração de bloqueio de informações, fique tranquilo: ele não será listado nas buscas. Entretanto, ainda assim, é preciso configurar essa possibilidade, uma vez que por padrão todas as postagens na rede social são públicas.

Se por um lado a ferramenta pode simplificar bastante as suas buscas, por outro ela pode deixar você ainda mais exposto, revelando informações que talvez não seja do seu interesse compartilhar. Tudo é uma questão de ponto der vista. De qualquer forma, vale a pena esperar a implantação definitiva do serviço e conferir a sua adaptação a ele.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.