Novas opções de privacidade vão ajudá-lo a controlar o que o Facebook exibe sobre você

2 min de leitura
Imagem de: Novas opções de privacidade vão ajudá-lo a controlar o que o Facebook exibe sobre você

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Para muitos, as ferramentas de privacidade do Facebook ainda são um mistério a ser desvendado. Com várias opções e tipos diferentes de configuração, diversos usuários preferem adotar medidas radicais de liberação ou restrição de conteúdo por preguiça de tentar entender o funcionamento das listas e demais recursos que a rede oferece. E é exatamente por isso que a recente novidade do site de Mark Zuckerberg parece tão promissora.

Alguns perfis foram atualizados e receberam um pequeno cadeado na barra de ferramentas, logo ao lado de seu nome e do atalho para a página principal. Ao clicar sobre ele, três perguntas aparecem em sua tela para que você possa ser direcionado exatamente para o ponto que vai esclarecer sua dúvida. São eles:

  • Quem pode ver minhas coisas?
  • Quem pode me contatar?
  • Como eu faço para alguém parar de me chatear?

Cada uma dessas questões redireciona o usuário para uma tela específica na configuração de privacidade. Caso você queira que somente seus amigos mais próximos possam ver suas fotos e demais atualizações, o Facebook vai indicar a melhor forma de fazer isso para que esses ajustes não sejam um monstro de sete cabeças de compreender.

Controlando o que você faz

Outra novidade implementada é o Registro de atividades. A partir de agora, você pode conferir exatamente tudo o que é feito dentro da rede social, seja para acompanhar quais as últimas páginas que você curtiu ou lembrar os últimos comentários ou marcações feitas. Caso você seja do tipo neurótico, é possível até mesmo as buscas que realizou — uma ótima ferramenta para os stalkers de plantão.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Mas o recurso não serve apenas para esclarecer como aquela página sobre cavalos apareceu em seu perfil, mas também para controlar o que pode ou não ser exibido em sua Linha do tempo. Com apenas um clique, você oculta ou apaga determinada publicação, sem precisar perder tempo caçando a página em que isso foi feito, principalmente graças ao indicador de tempo localizado no canto da tela.

O registro também facilita na hora de ajustar o nível de privacidade desejado. Tornar uma foto pública ou exibida apenas entre amigos ou em determinadas listas ficou bem mais simples e prático.

Aplicativos mais amigáveis

Juntamente com essas novidades, o Facebook ainda reformulou a forma como os aplicativos pedem acesso às suas informações. Em vez daquele amontoado de detalhes que quase sempre assustava a pessoa, agora temos uma única e resumida janela perguntando se esses dados podem ser compartilhados com o serviço em questão.

Além disso, um novo requerimento é feito em um segundo momento caso o app precise publicar algo em seu nome. Desse modo, você tem muito mais controle sobre o que está acontecendo e não vai ser surpreendido ao perceber que aquele “Curtir” indecente que você deu no Instagram foi escancarado para todos os seus amigos no Facebook.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.