Facebook direciona usuários para varreduras de antivírus gratuitos

1 min de leitura
Imagem de: Facebook direciona usuários para varreduras de antivírus gratuitos

O Facebook introduziu novos checkpoints (pontos de verificação) para todos os usuários. A fim de ajudar no controle da propagação de softwares maliciosos, a rede social passou a oferecer indistintamente os serviços de varredura gratuitos Microsoft Security Essentials e McAfee Scan and Repair. No caso de usuários do Mac, o redirecionamento leva à página de suporte da Apple — a fim de executar atualizações de segurança.

As varreduras, entretanto, não detectam nada imediatamente. Antes, há a necessidade de ativamente escanear o computador, caso determinado usuário “acredite que alguém tenha utilizado a sua conta no Facebook sem permissão”. Embora o processo seja voluntário, vale destacar: contas infectadas permanecem bloqueadas até que um certificado de varredura seja emitido pelo serviço escolhido.

A maior mudança, entretanto, é que os antivírus são agora oferecidos para todos os usuários — mesmo sem que existam suspeitas de malware. Resta saber se, assim como a medida recente de conscientização envolvendo o malware DNSChanger, o novo mecanismo da rede social realmente servirá para diminuir infestações e/ou tornar os usuários mais precavidos. Aguarde novidades aqui no Tecmundo.

Fonte: The Verge

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.