Cuidado! Enable Dislike Button é golpe para roubar informações do Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado! Enable Dislike Button é golpe para roubar informações do Facebook

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Uma das ferramentas mais utilizadas do Facebook, o botão “Curtir” não tem um oposto oficial, que serviria para respostas negativas a postagens que não agradam. Mas um aplicativo bastante compartilhado nos últimos dias promete habilitar o tal Enable Dislike Button na sua rede social – o que seria bem divertido, se ele não passasse de um spam capaz de acessar suas informações pessoais.

O tal aplicativo falso, que já surgiu em versões parecidas nos últimos dois anos, pede que você autorize a instalação do tal “dislike” em seu computador, o que inclui o acesso a informações pessoais e ao login do Facebook. O programa ainda tenta instalar uma extensão no seu navegador, a partir de um site chamado starthimnow.com. Por fim, mensagens em seu nome são enviados a todos os contatos para que eles também caiam na cilada.

Apesar do mistério sobre o que acontece com quem mantém instalado o aplicativo e a extensão, o que se sabe é que se trata de um programa mal intencionado, que realmente se apossa de seus dados e que pode deixar seu computador vulnerável a futuros ataques. O IDG Now calcula que mais de 8 mil pessoas já caíram no golpe.

Proteja-se!

Algum amigo de confiança enviou a solicitação do Enable Dislike Button e você a aceitou sem querer? Não se preocupe: se você agir rápido, nenhum problema ocorre com sua conta no Facebook.

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Basta acessar seu perfil no Facebook e seguir o caminho Página inicial > Configurações de privacidade > Anúncios, aplicativos e sites. Caso o Enable Dislike Button esteja na lista, desinstale-o imediatamente. Verifique também as extensões no navegador e apague qualquer uma que você não lembre de ter instalado.

Fonte: IDG Now, Facebook

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.