Facebook: adicionar amigos falsos é a chave para criminosos saberem tudo sobre você

1 min de leitura
Imagem de: Facebook: adicionar amigos falsos é a chave para criminosos saberem tudo sobre você

Você acha que adicionar apenas quem você realmente conhece e manter informações pessoais ou atualizações restritas aos seus amigos pode blindar totalmente sua conta no Facebook? Pense de novo: ainda é fácil roubar os dados de qualquer um a partir de um truque bem fácil e prático.

Quem alerta é o especialista em segurança digital Nelson Novaes Neto. Em uma conferência sobre o tema em São Paulo, ele explicou um método muito fácil de acessar as informações de qualquer conta em até 24 horas, de cuidadosos até conhecedores de informática.

De acordo com o Daily Mail, o processo consiste em criar uma conta falsa que duplique perfeitamente o perfil de um amigo de seu alvo. Ao fazer um pedido de amizade, basta não falar nada (ou explicar que a conta antiga deu problema, por exemplo). Como é uma pessoa próxima a você, nenhuma suspeita deve ser levantada.

Adicionar alguém na lista não só permite que a pessoa faça spam em seu mural, mas também obtenha informações pessoais e até roube a conta – daí a preocupação de Neto. No evento, ele mostrou como fez isso na prática: em uma hora, 24 pedidos de amizade para seu perfil duplicado foram aceitos. Seis horas depois, o “alvo” (um especialista em segurança, assim como ele) também adicionou o fake, confirmando o sucesso do ataque.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.