Área 404: o laboratório do Facebook onde sonhos se tornam hardware

2 min de leitura
Imagem de: Área 404: o laboratório do Facebook onde sonhos se tornam hardware

Muito se engana quem pensa que o Facebook é apenas uma rede social. A empresa liderada por Mark Zuckerberg vai muito além disso: trata-se de uma verdadeira incubadora de excelentes ideias.

Além dos produtos que você já conhece — Facebook Messenger, serviços de vídeo e buscas internas —, há aqueles adquiridos de terceiros — WhatsApp e Instagram. Mais do que isso, a empresa norte-americana está investindo pesado em soluções hardware.

E não estamos falando de placas de vídeo ou novos processadores, mas equipamentos de alto nível que possam oferecer novas soluções para a humanidade. Nisso, podemos incluir os sistemas de conteúdos em 360 graus, sistemas de realidade aumentada/virtual  e até mesmo aviões solares que planejam levar a internet para regiões mais remotas.

Mas onde é que os engenheiros do Facebook estão pesquisando, construindo e testando essas soluções? A resposta está no nome “Área 404”, um imenso complexo com pouco mais de 2 mil metros quadrados em que sonhos são transformados em equipamentos reais. É a partir daí que a empresa pretende colocar em prática o seu roadmap para os próximos 10 anos.

Grandes inovações

Nos laboratórios, os engenheiros do Facebook vão prosseguir em suas construções de projetos para o Internet.org, aviões solares, novas tecnologias de câmeras, novas ferramentas de produção de conteúdo, drones, antenas, aparelhos de realidade virtual e muito mais.

Vale dizer que a quantidade de equipamentos que poderá ser usada por engenheiros do Facebook e de empresas parceiras é impressionante. Quase tudo o que está lá nos laboratórios é de última geração — grande parte dos produtos são o que há de mais puro no termo “cutting-edge”.

Equipamentos de última geração são usados para  a produção de equipamentos da próxima geração

Abaixo, você confere uma pequena lista com alguns dos principais equipamentos que estão na Área 404, de acordo com o próprio Facebook.

  • Torno de nove eixos: ferramenta que permite a criação de peças de alta precisão
  • Fresadora de cinco eixos: permite a criação de protótipos grandes e precisos, mesmo com geometrias complexas
  • Jato d’água com cinco eixos: permite o corte de placas de materiais com até 10” x 5” — incluindo alumínio, aço e pedras com grande espessura
  • Cortadora e dobradora de folhas de metal: usada para protótipos metálicos;
  • Cortadora de tecido
  • Máquina de Medidas Coordenadas: utilizada para verificar protótipos e peças produzidas no laboratório
  • Microscópio eletrônico e scanner CT: ferramentas usadas para análise de falhas e projeção 3D de peças já criadas

Por que “404”?

Você está acostumado a associar o “404” a “não encontrado”, não é mesmo? Pois, nesse caso, a relação também é bem coerente. De acordo com Jay Parikh (Chefe de Engenharia e Infraestrutura), os engenheiros da empresa precisavam de recursos para a montagem de protótipos para novas tecnologias, mas era muito comum haver dificuldade para encontrá-los. Quando o novo laboratório foi criado, não houve dúvidas sobre o batizado do setor.

......

Como já dissemos, é nos laboratórios da Área 404 que o Facebook está tentando criar sistemas que atendam a todas as previsões feitas para os próximos 10 anos. Será que os engenheiros da empresa vão alcançar os resultados desejados por Zuckerberg?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.