Facebook vai permitir o upload de fotos em 360° feitas por aparelhos comuns

1 min de leitura
Imagem de: Facebook vai permitir o upload de fotos em 360° feitas por aparelhos comuns
Imagem: The Next Web

O ano de 2016 está sendo considerado por muita gente como o ano da realidade virtual, visto que teremos o lançamento dos três dispositivos de VR mais aguardados pelos fãs de tecnologia: o HTC Vive, o PlayStation VR e o Oculus Rift. Para não ficar para trás nessa onda, o Facebook aparentemente vai apresentar cada vez mais recursos que serão usados pelos esperados visores.

Assim, a rede social de Mark Zuckerberg deve implantar já nas próximas semanas um sistema que permite o upload de fotos em 360° sem muita dificuldade nem a necessidade de equipamentos especiais. O recurso deve funcionar da mesma maneira que os vídeos imersivos já publicados na plataforma.

Em diversas plataformas

As imagens em 360° poderão ser exploradas por completo por qualquer usuário, utilizando o toque e o arrasto da foto para mover o seu ponto de vista quando usando um computador ou apenas movendo o seu smartphone para visualizar a parte desejada da imagem. Porém, o grande foco desse tipo de mídia são os óculos de realidade virtual. Um dos mais aguardados, o Oculus Rift, é criação da empresa Oculus VR, adquirida pelo Facebook em 2014.

As fotos podem ser criadas pelos próprios smartphones dos usuários usando um recurso que praticamente todos os dispositivos intermediários e top de linha possuem: as fotografias panorâmicas. Com ele, você captura imagens em um ângulo muito maior do que as lentes dos aparelhos permitem, girando com o celular para registrar o visual em 360°.

Você acha que as fotos em 360° no Facebook vão se popularizar? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.