Facebook cogita permitir que você ganhe dinheiro com seus posts

1 min de leitura
Imagem de: Facebook cogita permitir que você ganhe dinheiro com seus posts
Imagem: SiliconANGLE

Os Instant Articles, conteúdo adaptado para abrir de forma mais rápida a partir do Facebook, estão entre a primeiras medidas tomadas pela rede social para abrir caminho para a monetização do conteúdo postado por páginas verificadas. Agora, uma pesquisa feita pela companhia de Mark Zuckerberg parece indicar que pedidos de doações e outras formas de geração de receita também podem estar chegando.

Segundo o site The Verge, a enquete cita sutilmente uma ampla variedade de formas por meio das quais os usuários do Facebook poderiam ganhar dinheiro ou promover uma causa. As possibilidades incluem um “pote para gorjetas”, conteúdo patrocinado e recebimento de uma fatia da receita que a rede social tem graças a anúncios.

A pesquisa também questiona o interesse dos usuários por um botão de “chamado para ação”, que permitiria que seus seguidores fizessem doações, e pela criação de um “mercado de patrocinadores”, que facilitaria os criadores de conteúdo a encontrar anunciantes compatíveis. Não ficou claro se o Facebook realmente tem planos concretos de implantar essas ideias e nem se isso será liberado apenas para perfis verificados.

Trecho da pesquisa feita pelo Facebook

“Facebookers” profissionais? Ainda não

Por enquanto, a rede social de Zuckerberg não oferece forma para que os usuários comuns ganhem dinheiro por postagens. Publicadores atualmente podem vender anúncios dentro dos Instant Articles e recentemente foram publicadas regras que liberam conteúdos patrocinados por marcas em páginas verificadas. O Facebook também está testando a exibição de anúncios em meio às sugestões que aparecem quando você assiste a um vídeo.

Ainda que essas medidas continuem limitadas, a empresa está agindo para tornar suas ferramentas de geração de renda mais acessíveis. “É muito cedo [para falar abertamente], mas nos comprometemos com a criação de modelos de monetização sustentáveis de longo prazo para nossos parceiros e estamos ouvindo ao feedback”, disse um representante do Facebook.

O que você acha da ideia de ganhar dinheiro com posts no Facebook? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.