Adeus, senhas: como o Facebook quer trocá-las pelo seu número de telefone

1 min de leitura
Imagem de: Adeus, senhas: como o Facebook quer trocá-las pelo seu número de telefone

Embora hoje tenhamos que gravar inúmeras senhas e nomes de usuários para acessar contas e serviços online, o Facebook vê um futuro diferente para a humanidade. Durante a edição de 2016 do F8 – evento voltado para os desenvolvedores –, a rede social anunciou que pretende implementar um novo sistema de autenticação que vai eliminar a necessidade de usarmos códigos e exigirá apenas o número da linha do telefone celular.

Em desenvolvimento há algum tempo, o Facebook anunciou o Account Kit, uma suíte de ferramentas que vai ajudar os desenvolvedores a implementarem essa solução nos aplicativos. Uma parceria indiana chamada de Saavn já utiliza esse mecanismo de autenticação, o que, de acordo com relatórios da empresa, aumentou em 33% o número de inscrições no serviço de música oferecido pela companhia.

Como vai funcionar?

Em 2014, o Twitter havia disponibilizado um recurso muito semelhante ao proposto pelo Facebook. O "Digits" é uma ferramenta que utiliza mensagens SMS para realizar a autenticação do dispositivo que está tentando acessar determinado serviço, dispensando a necessidade de informar senhas e até mesmo nome de usuário. O único dado necessário será o número da linha, o que geralmente todos nós já somos obrigados a decorar.

As pessoas odeiam senhas

Apesar de o Facebook permitir que diversos serviços utilizem o login por meio da rede social para acessar outras plataformas, eles admitem que decorar senhas é algo extremamente cansativo e desnecessário. "As pessoas odeiam senhas", disse o gerente de produtos Eddie O'Neil durante o F8. Por meio dessa nova tecnologia, talvez seja realmente possível um mundo digital em que não precisemos mais ficar gravando diversos códigos para acessar serviços diferentes.

Você costuma anotar as suas senhas em algum lugar para não perdê-las ou se lembrar delas? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.