Sai da frente, YouTube e Twitch: Facebook estreia busca de vídeos ao vivo

2 min de leitura
Imagem de: Sai da frente, YouTube e Twitch: Facebook estreia busca de vídeos ao vivo

Parece brincadeira, mas esse recurso não existia até outro dia: um buscador de vídeos no app do Facebook. Está certo que a novidade ainda é limitada, mas já começa a se espreguiçar na versão de bolso da rede social: agora, sempre que você buscar por um determinado conteúdo, serão exibidos resultados mais abrangentes, incluindo vídeos ao vivo, que estarão numa aba exclusiva.

Antes, a única forma de conferir esse tipo de conteúdo era por meio da timeline, muitas vezes “sem querer”, em publicações compartilhadas por amigos ou coisas do tipo. Agora, enfim, os vídeos podem aparecer em buscas – ao vivo, convém ressaltar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Tópicos mais acessados são otimizados nas buscas com a atualização

Os tópicos mais acessados, ou “trending topics”, serão filtrados de forma mais otimizada no momento em que o usuário realizar uma busca. Vídeos ao vivo de um determinado conteúdo serão retornados. É o que diz um comunicado postado no blog do próprio Facebook.

Vídeos ao vivo finalmente aparecem nas buscas do app do Facebook

“Nossa equipe construiu uma experiência dedicada de busca para o novo destino de vídeos ao vivo que está chegando ao app mobile do Facebook. Aqui, você pode facilmente encontrar ainda mais vídeos pelo Facebook – basta digitar algumas palavras-chave na barra de busca, alocada na parte de cima da tela, para descobrir todos os tipos de vídeos sobre coisas que importam a você, desde chefs compartilhando receitas a cientistas explicando suas descobertas para comediantes que tentam fazer novas piadas”, relatou o time da rede social.

A novidade está sendo implementada aos poucos no app e, por enquanto, uma pequena porção de tópicos pode ser encontrada. À medida que as pessoas criam e compartilham vídeos ao vivo, mais conteúdos serão retornados com as buscas para que a “experiência só melhore”, de acordo com a equipe.

Pessoas do mundo todo estão abraçando o recurso

O que você está pensando é exatamente o que o Facebook quer fazer: tornar a plataforma uma gigante no streaming. A indústria de vídeos é gigante, e o sr. Zuckerberg está bem ciente disso – é só olhar sites como YouTube, Twitch e Periscope, que estão no bonde há algum tempo. Só que esses locais servem para transmitir conteúdos específicos, de certa forma. No Facebook, os vídeos ao vivo podem simplesmente mostrar... Pessoas. Como esse rapaz adiante, que está apenas tendo um corte de cabelo:

Vídeos ao vivo do cotidiano podem se popularizar no Facebook

Os dois carinhas adiante, que são lá da România, um país ao sudeste da Europa, por exemplo, dizem que gostam do que fazem no Facebook Live porque podem "mostrar" e não "falar". Mais objetivo impossível.

G

Publicado por Boghi Sam em Quarta, 6 de abril de 2016

Interessante, não? Eis uma nova alternativa para conferir vídeos ao vivo – uma que certamente incomodará o YouTube e fará a Google acionar algum alertinha em sua sede.

Você gostou da busca por vídeos ao vivo que está sendo implementada no app do Facebook? Comente no Fórum do TecMundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.