Apesar de o Facebook estar lotado de fakes, é regra da casa a obrigatoriedade de que os internautas usem fotos e nomes reais dentro da rede social. Mesmo assim, os fakes costumam pegar esses dados — de usuários que se tornam vítimas —, para utilizar o Facebook de maneiras "não muito legais".

Por isso, a rede de Zuckerberg está testando uma nova ferramenta que vai alertar o usuário quando outro perfil está usando o mesmo nome ou a mesma foto. Dessa maneira, vai ficar mais fácil para a equipe da rede social localizar e punir os perfis falsos.

A ferramenta vai funcionar da seguinte maneira: assim que você receber um alerta de que um perfil está utilizando a sua foto e o seu nome, você vai definir se ele é fake ou não. Tudo será reconhecido por meio de algoritmos de reconhecimento de imagens.

Em entrevista ao Mashable, Antigone Davis, líder de segurança global no Facebook, comentou o seguinte: "Nós entendemos que esse era um ponto de preocupação para as mulheres. Realmente, é um ponto de preocupação para mulheres em determinadas regiões no mundo onde existam certas ramificações culturais ou sociais".

Você já foi clonado no Facebook? Comente no Fórum do TecMundo