O Facebook está tentando transformar o Messenger em uma rede social à parte. Recentemente, foi implementada uma novidade que permitia aos usuários chamarem um carro do Uber pelo chat e, agora, já é possível pedir atualizações sobre sua localidade e receber notícias vindas de grandes portais de notícias e sites especializados.

Ao que parece, o primeiro publicador a ter acesso ao novo recurso foi o jornal alemão Bild, que já estaria enviando conteúdo automaticamente para os leitores que começarem uma conversa com o seu perfil no mensageiro. Um pequeno resumo da notícia é encaminhado para a pessoa, que pode ler o restante através de um link.

Não se tem notícia, por enquanto, sobre a disponibilização do recurso para outros publicadores, e também não se sabe como isso poderá render dinheiro ou visualização para esses sites. Atualmente, o Facebook tradicional já conta com os Instant Articles, que permitem publicar notícias direto na rede social, mas a compensação financeira é baixíssima.

Voltando ao Messenger, a novidade que estaria sendo testada pelo Bild é baseada no mesmo chatbot que chama carros do Uber para os usuários. Espera-se que um anúncio oficial seja feito na conferência F8, do Facebook, que acontece em algum momento de abril.

Você acha que o Facebook Messenger pode servir para algo além de conversar com os amigos? Comente no Fórum do TecMundo