Reciclado? Jogado fora? Saiba o que acontece com as fezes dos astronautas

1 min de leitura
Imagem de: Reciclado? Jogado fora? Saiba o que acontece com as fezes dos astronautas
Imagem: Canadian Space Agency

Como falamos alguns dias atrás, você já deve saber que quase todo o líquido utilizado por astronautas na famosa ISS é reciclado, vindo das fontes mais nojentas possíveis, como o suor e a urina dos próprios integrantes do local. Mas agora que sabemos o destino de nossos dejetos líquidos, o que acontece com os “sólidos”? Pois é. Dá até medo (e pena dos astronautas) em pensar na resposta.

Felizmente, a NASA veio mostrar que a situação não é assim tão ruim para os moradores temporários da estação. Segundo o órgão, todos os 82 kg de fezes gerados anualmente por cada astronauta, em média, são ejetados e incinerados ao se aproximar da atmosfera.

Curiosamente, seu efeito ao queimar na atmosfera é semelhante ao que acontece com objetos como meteoritos, gerando o mesmo efeito de uma estrela-cadente. Então sim, é bem possível que muitas pessoas tenham feito um pedido para um amontoado de lixo espacial.

Suor, radiação e outras coisas do dia a dia na ISS

A informação foi revelada através de um infográfico que mostra alguns números interessantes relacionados ao que ocorre com um astronauta durante um ano de estadia na estação espacial. Confira logo abaixo:

  • Enquanto nós vemos o sol nascer e se por 684 vezes no ano, eles veem isso acontecer 10.944 vezes;
  • Para evitar a degeneração muscular e óssea resultante da microgravidade, um astronauta precisará se exercitar 700 horas (quase duas horas diárias) durante seu ano de estadia;
  • Utilizando uma esteira especial, os astronautas caminham um total de 1,1 mil km (aproximadamente três quilômetros diários) por ano dentro da estação;
  • Cada astronauta bebe aproximadamente 730 litros de urina e suor reciclados;
  • Em torno de 383 experimentos serão realizados pelos próprios astronautas durante o período;
  • A quantidade de radiação a qual os astronautas são expostos, nesse ano, equivale ao que um humano comum receberia após fazer 5.520 viagens de Los Angeles a Nova York;
  • O equivalente a dois litros de líquido, que normalmente ficariam nas pernas do astronauta, passam a se deslocar para suas cabeças.

Seja como for, ao menos pode ficar tranquilo: se você quer ir para o espaço em um futuro próximo, não vai precisar se preocupar com o que esta comendo no café da manhã. Ao menos por enquanto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.