Novas imagens de Plutão revelam “planícies geladas e congeladas” no planeta

1 min de leitura
Imagem de: Novas imagens de Plutão revelam “planícies geladas e congeladas” no planeta

A comunidade científica está com os olhos brilhando para as últimas descobertas espaciais. Depois da sonda New Horizons alcançar a maior aproximação com Plutão e concluir uma viagem histórica, as imagens resgatadas trouxeram conclusões importantes para entender mais sobre o distante planeta. A mais nova das capturas, divulgada hoje pela própria NASA, revela que é possível encontrar “planícies geladas e congeladas” na superfície, algo mais do que interessante para os cientistas.

Você confere a imagem em detalhes no vídeo que abre a matéria. “O terreno não é fácil de explicar”, comentou o líder do projeto da New Horizon, Jeff Moore. “A descoberta de planícies vastas, novas e sem crateras em Plutão excede todas as expectativas antes da viagem”, explicou.

A sonda passou pelo local no dia 14 de julho, registrando a imagem pouco antes de se aproximar com o planeta. A região, batizada de “Sputnik Planum” em homenagem ao primeiro satélite a orbitar na Terra, revelou um terreno irregular e raso, além de mostrar colinas e materiais negros entre os segmentos.

Você pode conferir a foto detalhada e explicada logo abaixo, em inglês. Cortesia da própria NASA.

Os cientistas já estão analisando melhor a descoberta e elaborando teorias sobre a formação dos segmentos. Entre as possibilidades, eles já consideram a presença de vulcões criogênicos e outros elementos na superfície do planeta anão, como monóxido de carbono congelado, metano e nitrogênio.

O que você acha que essas imagens podem nos trazer de informações sobre Plutão? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.