Veja fotos impressionantes do que restou do Programa Espacial Soviético

1 min de leitura
Imagem de: Veja fotos impressionantes do que restou do Programa Espacial Soviético

O fotógrafo russo e explorador urbano Ralph Mirebs publicou recentemente um álbum um tanto melancólico com fotografias do hangar abandonado de Cosmódromo de Baikonur, conhecido por construir foguetes soviéticos.

O Cosmódromo de Baikonur foi a primeira e a maior base de lançamentos de foguetes do mundo, em operação desde o início dos anos 50, tornando-se base tecnológica dirigida por interesses da União Soviética para a conquista do espaço durante o período da Guerra Fria. Hoje, o local é conhecido por ter muito entulho acumulado de diversas missões e alguns projetos abandonados, como é o caso de dois Burans.

Os Burans são protótipos de ônibus espaciais do programa espacial russo e estão lentamente se decompondo em Baikonur. Ralph Mirebs conseguiu autorização para entrar no Cosmódromo e registrou diversas fotografias do lugar, exibindo as construções definhando em meio ao próprio lugar em que foram concebidas.

A base soviética durante a Guerra Fria

O Programa Soviético dos Burans teve duração de quase 20 anos, de 1974 até 1993, e somente um dos ônibus espaciais foi finalizado e entrou em órbita antes que todo o projeto fosse cancelado pelo governo, devido ao colapso da União Soviética e à falta de fundos. Nas fotos na galeria abaixo, você pode conferir dois Burans que estavam sendo construídos quando o projeto foi encerrado.

Toda essa superestrutura foi originalmente construída para abrigar o foguete Soviet N1, com destino à Lua – só depois o local foi reutilizado para a construção de outros veículos espaciais. Por isso, o Cosmódromo de Baikonur foi um dia para à União Soviética o que VAB (edificação de construção de foguetes) é para a NASA hoje. Um dos dois Burans é chamado de Ptichka (ou Pequeno Pássaro) e quase ficou pronto para o lançamento espacial em 1992. É no mínimo triste ver construções como essas largadas, deteriorando-se com o passar dos anos.

Via MegaCurioso.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.